Latam abre vagas para pilotos de aviões da Embraer; bônus chegam a R$ 160 mil

Empresa se posiciona, atualmente, como a maior empregadora do setor aéreo nacional, contando com mais de 22 mil funcionários

Para os copilotos, é requerida uma experiência mínima de 500 horas totais de voo em aviões

A Latam deu início, nessa segunda-feira (15), a um processo seletivo visando a contratação de comandantes e copilotos que serão responsáveis pela operação das aeronaves da Embraer que farão parte da frota da companhia aérea no último trimestre de 2026. A empresa oferecerá, uma única vez, um bônus de contratação de R$ 160 mil para os comandantes e de R$ 80 mil para os copilotos que forem aprovados.

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As inscrições permanecerão abertas até 4 de janeiro de 2026 na seção Trabalhe Conosco do site da Latam. Os profissionais selecionados serão admitidos a partir de fevereiro do próximo ano. Entre os critérios exigidos para a função de comandante, destacam-se a experiência mínima de 5 mil horas de voo em linhas aéreas regulares, com pelo menos 3 mil horas em aeronaves a jato e, no mínimo, 500 horas como piloto em comando em aeronaves similares ou de maior porte que o Embraer E195-E2.

Para os copilotos, é requerida uma experiência mínima de 500 horas totais de voo em aviões. Em setembro, a Latam já havia divulgado um acordo para a aquisição de até 74 aeronaves E195-E2, de corredor único. O pedido inclui 24 encomendas firmes, avaliadas em US$ 2,1 bilhões (a preços de tabela), além de 50 opções de compra.

As entregas das 24 aeronaves estão programadas para o segundo semestre de 2026, com início na Latam Airlines Brasil, podendo se estender a outras afiliadas do grupo. Atualmente, a Azul é a única companhia aérea que opera aeronaves da Embraer no Brasil.

Antes mesmo da abertura das novas vagas, o Estadão apurou que, em setembro, cerca de 40 profissionais deixaram a Azul, sendo aproximadamente 90% deles com destino à Latam. Com a entrega dos E195-E2 prevista para o próximo ano e o início do processo seletivo, é possível que mais pilotos optem por migrar da Azul para a concorrente.

A Latam se posiciona, atualmente, como a maior empregadora do setor aéreo nacional, contando com mais de 22 mil funcionários, dos quais 2,3 mil são pilotos e 5,2 mil são comissários de voo, conforme dados fornecidos pela própria companhia aérea.

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