CEO da Heineken renuncia ao cargo após seis anos

Troca no comando da cervejaria holandesa vai ocorrer oficialmente em junho, após um período de transição

Dolf von den Brink havia assumido o cargo de CEO da companhia em 2020

O presidente-executivo da Heineken, Dolf van den Brink, anunciou sua renúncia do cargo nesta segunda-feira (12), de acordo com comunicado enviado aos acionistas da cervejaria holandesa. O executivo vai deixar o cargo em 31 de maio de 2026, após quase seis anos à frente da companhia, momento em que o setor de bebidas alcoólicas tem perdido mercado consumidor.

Brink assumiu o cargo durante o auge da pandemia de Covid-19, em junho de 2020, um período turbulento marcado pela inflação e queda nas vendas, que prejudicaram as margens de lucro e as ações da companhia.

“Os últimos anos foram marcados por mudanças significativas, à medida que a Heineken progrediu em sua transformação, e agora chegamos a um estágio em que uma transição de liderança melhor servirá à empresa para a execução de suas ambições de longo prazo. Nos próximos meses, permanecerei totalmente focado na execução disciplinada de nossa estratégia e em garantir uma transição tranquila”, disse Dolf van den Brink.

O Conselho de Supervisão da companhia informou que já iniciou o processo de seleção de um sucessor, enquanto Brink vai permanecer na empresa como um consultor por um período de oito meses. Segundo o presidente do colegiado, Peter Wennink, o conselho busca uma “liderança forte” para o futuro.

“Dolf delineou uma estratégia convincente para o futuro da Heineken, e o Conselho de Supervisão valoriza imensamente sua contribuição. A próxima fase se concentrará em concretizar essa estratégia por meio da execução disciplinada de nossas ambições de crescimento estratégico”, disse Wennink.

Leia também

Jornalista formado pela UFMG, Bruno Nogueira é repórter de Política, Economia e Negócios na Itatiaia. Antes, teve passagem pelas editorias de Política e Cidades do Estado de Minas, com contribuições para o caderno de literatura.

Ouvindo...