Ouvindo...

Heineken inaugura nova cervejaria em Passos, com investimento de R$ 2,5 bilhões

Unidade amplia capacidade produtiva das marcas Heineken e Amstel.

Com capacidade inicial de cinco milhões de hectolitros por ano, a nova unidade vai produzir as marcas Heineken e Amstel.

O Grupo HEINEKEN inaugura nesta quinta-feira (6) sua nova cervejaria em Passos, em um dos maiores investimentos do grupo nos últimos anos, que soma mais de R$ 2,5 bilhões. Com capacidade inicial de produção de 5 milhões de hectolitros por ano, a unidade vai fabricar as marcas Heineken® e Amstel, ambas cervejas puro malte.

Esta é a primeira cervejaria do grupo construída do zero no Brasil. O projeto inclui sistemas de eficiência hídrica e energética, além de soluções avançadas para tratamento e reuso de água. Segundo o Grupo HEINEKEN, a escolha do Sul de Minas aproxima a produção dos principais centros de consumo da região Sudeste, garantindo mais eficiência logística e agilidade no abastecimento.

Durante a construção, foram gerados 2.200 empregos diretos e 11 mil indiretos. A operação da nova unidade conta com 350 colaboradores efetivos, sendo 70% moradores de Passos e região.

Leia também

Além disso, o grupo firmou parceria com a Prefeitura de Passos e o SENAI-MG para investir em formação técnica e empregabilidade de jovens talentos locais. No primeiro ciclo, aprendizes foram capacitados em eletromecânica, e o projeto segue com a implantação de uma unidade permanente do SENAI na cidade, conectada à operação da cervejaria.

A iniciativa também inclui o WeLab Passos, programa do Instituto HEINEKEN voltado ao desenvolvimento pessoal e profissional de jovens. O projeto já formou 80 participantes, com foco em autoconhecimento, empregabilidade e protagonismo social.

“O Brasil é um mercado dinâmico, com consumidores exigentes e apaixonados por cerveja. A nova unidade reforça nossa confiança no país e no crescimento do segmento premium e puro malte, acompanhando a evolução do consumidor brasileiro, que está bebendo cada vez melhor, ou seja, optando por produtos de mais qualidade”, afirma Mauricio Giamellaro, CEO do Grupo HEINEKEN Brasil. “Este é um momento de celebração para todos nós, ainda mais porque a inauguração acontece às vésperas da alta temporada, quando as temperaturas sobem e as comemorações de fim de ano se aproximam. A unidade de Passos já chega para garantir o abastecimento do mercado nesse período tão importante para o setor”, conclui.

Compromisso social da nova unidade

A construção e operação da cervejaria têm impacto direto no desenvolvimento socioeconômico de Passos e de toda a região. “O investimento da Heineken, em Passos, merece um brinde. Esta é a primeira de suas cervejarias a ser construída em Minas Gerais e a mais moderna das suas operações. Ao lado de seu grande apoio à COP-30, é mais uma demonstração da confiança desta grande empresa na nossa economia, que contribui para gerar renda e empregos de qualidade na região sul de Minas Gerais”, afirmou o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin.

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, também ressaltou a importância da chegada da companhia ao estado. Segundo ele, a nova fábrica — uma das maiores e mais modernas do Brasil — representa a concretização de um esforço conjunto para atrair investimentos e impulsionar o desenvolvimento regional, com geração de emprego, renda e oportunidades para a população mineira.

Mais do que gerar empregos, a presença do Grupo HEINEKEN em Passos reforça o compromisso da companhia com a inclusão social. Hoje, 50% dos cargos de liderança na nova unidade são ocupados por mulheres, e 56% do quadro de colaboradores é formado por pessoas negras — índices que reforçam a consolidação da agenda de Diversidade e Inclusão em todos os níveis da operação.