Ouvindo...

Apple é a empresa que mais vendeu smartphones na China, aponta levantamento

Os números indicam que os esforços da Apple para impulsionar as vendas no maior mercado de smartphones do mundo estão surtindo efeito

IPhone 16

Os smartphones mais vendidos na China entre abril e maio foram iPhones, de acordo com dados preliminares divulgados pela Counterpoint Research nesta sexta-feira (13). O movimento marca uma reviravolta após perdas contínuas da Apple em participação de mercado, com três anos de queda e forte concorrência de rivais locais, como a Huawei.

Os números indicam que os esforços da Apple para impulsionar as vendas no maior mercado de smartphones do mundo estão surtindo efeito. Em maio, plataformas chinesas de e-commerce, como o Taobao e o Tmall, do Alibaba, ofereceram grandes descontos no iPhone 16, enquanto as vendas da gigante americana desaceleravam em meio à concorrência local.

Os dados apontam para um desempenho promissor das vendas globais de iPhones no segundo trimestre, afirmou Ivan Lam, analista sênior da empresa de pesquisa. No entanto, ainda resta a dúvida se há “mais espaço para crescer na China com os subsídios do governo e ofertas atraentes para estimular as vendas de iPhones”, disse Lam.

As vendas globais de iPhones aumentaram 15% em abril e maio em comparação com o mesmo período do ano anterior, ajudando a Apple a alcançar sua maior participação de mercado para esse intervalo de dois meses desde a pandemia. A procura por formas de driblar tarifas, tanto por consumidores quanto por empresas, provavelmente contribuiu para o aumento nas vendas, segundo a firma.

Fora da China, a Apple também registrou crescimento de vendas de dois dígitos no Japão, no Oriente Médio e na Índia. A Índia, país mais populoso do mundo, é um foco estratégico para a Apple, servindo tanto como polo de produção quanto como mercado consumidor, segundo a Counterpoint Research.

Leia também

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.