Ouvindo...

Após instabilidade, Ibovespa supera queda e entra em recuperação

A instabilidade da manhã veio do índice de preços ao produto (PPI, na sigla em inglês) dos Estados Unidos, que mede a inflação no atacado

O Índice Bovespa teve uma sessão de instabilidade nesta quinta-feira (14), sendo orientado por diversas referências ao longo do dia. O índice chegou a recuar 0,80%, puxado principalmente por ações do segmento de commodities, mas recuperou o fôlego.

A instabilidade da manhã veio do índice de preços ao produto (PPI, na sigla em inglês) dos Estados Unidos, que mede a inflação no atacado. Diferente do esperado pelos analistas, praticamente todas as medições do indicador vieram com valor em alta.

O dia começou com a divulgação de um avanço de 0,3% no volume de serviços em junho, resultado que ficou perto do limite superior das estimativas da pesquisa Projeções Broadcast.

O número do setor de serviços contrasta com o desempenho do varejo, divulgado ontem, que registrou queda de 2,5%, muito acima do recuo projetado pelo mercado.

O Índicie passou a subir em um movimento iniciado pelas ações do segmento financeiro, que acabaram por contagiar os demais segmentos.

Leia também

A melhora do índice foi gradual e teve início após as 10h30, observa Bruno Takeo, da Potenza Capital.

De acordo com Bruno Takeo, da Potenza Capital a virada pode ter sido motivada por ingresso de recursos externos.

“Creio que os investidores globais estão confirmando que a situação nos EUA vai ficar mais difícil, agora que há repasse das tarifas nos produtos, e estão intensificando a realocação em outros ativos. O Brasil se beneficia por estar na cesta de emergentes, e não por mérito próprio”, afirma.

Por volta do meio dia desta quinta-feira (14), o Ibovespa marcava 137.331,69 pontos, em alta de 0,47%.

Mestrando em Comunicação Social na UFMG, é graduado em Jornalismo pela mesma Universidade. Na Itatiaia, é repórter de Cidades, Brasil e Mundo