Minas Gerais e o Brasil estão dando um salto importante rumo a uma logística mais eficiente, competitiva e alinhada às demandas ambientais. Essa mudança ganha força com a construção de um novo terminal no Porto de Itaguaí, no Rio de Janeiro, que promete redefinir o escoamento do minério de ferro brasileiro. Á frente deste projeto está a Cedro Participações, grupo com atuação destacada no setor, que vai construir o Porto do Meio, um terminal voltado para o embarque de granéis minerais. O investimento, de R$ 3,6 bilhões, vai permitir escoar até 25 milhões de toneladas de minério por ano, conectando as minas de Minas Gerais à estrutura portuária do país e dando novo fôlego às exportações.
Um dos grandes diferenciais está na verticalização do negócio. Com o terminal próprio, a Cedro se torna a primeira mineradora de ferro 100% nacional e de capital fechado a controlar todas as etapas da cadeia, da extração ao embarque. Essa independência logística deve abrir caminho para ampliar mercados e reduzir custos, fortalecendo a competitividade das empresas brasileiras.
Sustentabilidade e novas frentes de negócio
A construção do Porto do Meio também traz um impacto direto na infraestrutura do país. A ligação com a Malha Regional Sudeste cria um corredor estratégico para cargas, estimulando investimentos e parcerias em um setor que busca soluções mais eficientes.
“Essa nova rota aumentará a competitividade do setor no cenário global e, ao mesmo tempo, trará benefícios significativos para o meio ambiente e para a infraestrutura do país”, destacou Lucas Kallas, presidente do Conselho da Cedro Participações.
Capacidade ampliada e futuro promissor
Buscando novas oportunidades de negócios, o mercado já sente a necessidade de novos terminais. Hoje, pequenas e médias mineradoras dependem de áreas controladas por grandes grupos, o que limita a expansão da produção. Com a projeção de aumento nas exportações, esse gargalo tende a crescer. O novo terminal surge como alternativa concreta para escoar o minério de ferro e abrir novas perspectivas de crescimento.
A concessão do terminal ITG02 no Porto de Itaguaí (RJ) vencida pela Cedro no fim de 2024 e oficializada no início de 2025, contou com presença de autoridades federais, como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, reforçando a relevância do empreendimento para o país. Em 2024, o Porto de Itaguaí movimentou 60,7 milhões de toneladas, sendo 54,2 milhões apenas de minério de ferro, segundo dados da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).
Considerado um dos principais eixos logísticos do país, o Porto de Itaguaí conta com conexões ferroviárias eficientes e abriga terminais especializados de gigantes como a Vale e CSN. Com o Porto do Meio, a expectativa é de um salto na capacidade de exportação, oferecendo uma alternativa estratégica para empresas de diferentes portes.
Com mais este grande investimento, a Cedro Participações impulsiona o setor muito além da infraestrutura e logística e reafirma seu compromisso com a eficiência, a sustentabilidade e o desenvolvimento regional, projetando o Brasil como protagonista em um setor vital para sua economia.
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