Ouvindo...

Grávida ao volante: como usar o cinto de segurança da forma correta para proteger seu bebê

Com os ajustes adequados, é possível garantir segurança durante os trajetos de carro ao longo da gestação

O uso correto do cinto de segurança é essencial para proteger a mãe e o bebê durante a gestação

A proteção no trânsito é indispensável em qualquer situação, mas se torna ainda mais importante durante a gravidez. Para as gestantes, o uso correto do cinto de segurança vai além da exigência legal, é um cuidado essencial para preservar a saúde do bebê. Apesar de parecer uma ação rotineira, usar o cinto de maneira inadequada pode representar riscos que podem ser evitados com algumas orientações.

De acordo com o Real Automóvel Clube da Espanha (RACE), o uso do cinto pode reduzir em até 80% as chances de ferimentos graves em colisões. Mas, afinal, como uma gestante deve usar o cinto de forma segura?

Ajuste correto faz toda a diferença:

  • Faixa inferior: Deve ser posicionada abaixo da barriga, ajustada sobre os ossos da bacia, e nunca sobre o abdômen.
  • Faixa superior: Precisa passar pelo ombro e entre os seios, sem pressionar o pescoço ou exercer força diretamente sobre a barriga.

Apesar de alguns mitos que sugerem que o cinto poderia prejudicar o bebê em caso de acidente, especialistas afirmam que, se utilizado corretamente, o dispositivo oferece proteção tanto para a gestante quanto para o feto, ao manter o corpo da mãe devidamente seguro.

Jornalista pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente, é repórter multimídia no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Antes passou pela TV Alterosa. Escreve, em colaboração com a Itatiaia, nas editorias de entretenimento e variedades.