Ouvindo...

‘Sempre um Papo’ recebe Gustavo Grandinetti e lança nova biografia de Mário Quintana

Conversa acontece na Biblioteca Pública Estadual, na Praça da Liberdade, e é aberta ao público

Gustavo Grandinetti já foi desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e é professor da UERJ

O projeto “Sempre Um Papo” recebe, em Belo Horizonte, o escritor Gustavo Grandinetti. O evento é nesta quinta-feira (27), às 19h30, na Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais. O autor está em ritmo de lançamento do livro “O passarinho do contra: uma biografia de Mario Quintana”, e compartilha com os presentes um “gostinho” de como será a obra. A conversa será mediada pelo professor e escritor Caio Junqueira Maciel.

Mário Quintana

A biografia tem aproximadamente 300 páginas, e vai além da obra de Mário Quintana, trazendo aspectos curiosos da vida pessoal do autor. O livro trata, por exemplo, da paixão platônica de Quintana por Cecília Meireles, escritora e jornalista brasileira, além de trazer cartas apaixonadas que ele recebia de uma outra mulher.

Apesar do envolvimento com essas duas mulheres, Mário Quintana, como descreve Gustavo Grandinetti, era um “solteirão convicto e amante da solidão”. O autor do livro detalha que o poeta “teve amores, inclusive com desilusões amorosas, paixões platônicas, silenciosas, até que ele próprio foi objeto de uma paixão proibida”.

Para acessar esse lado de Quintana, Grandinetti conversou com amigos do poeta e pessoas que conviveram com ele. “Teve uma vida simples, franciscana, morando em pensões e hotéis, pois não se dava com as exigências práticas da vida comum. Ganhava pouco, mas fazia generosidades impensáveis”, descreve a biografia.

Leia também

Quem é Gustavo Grandinetti

Gustavo Grandinetti já foi desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e é professor da UERJ. Ele tem diversos livros e artigos jurídicos publicados no Brasil e em Portugal.

Na literatura, conquistou menção honrosa em concurso da União Brasileira de Escritores, na categoria prosa, em 1986. Pelo romance inédito “Eu cego”, recebeu, também, menção honrosa em concurso da Academia Paulista de Letras/AMB, na categoria poesia, em 2019.

O autor é membro correspondente da Academia Petropolitana de Letras e já publicou, pela Editora Chiado, o livro de crônicas “Por trás da venda”, em 2018, além do romance “Romances no trem da história”, pela Editora Lacre, em 2021.

Como funciona o “Sempre um Papo”

Criado em Belo Horizonte, em 1986, pelo jornalista Afonso Borges, o Sempre Um Papo é um projeto cultural que realiza encontros entre importantes nomes da literatura e personalidades nacionais e internacionais com o público, ao vivo, em auditórios e teatros. Ao longo de sua trajetória, o projeto já aconteceu em 30 cidades e promoveu mais de 8 mil eventos.

Serviço

Sempre Um Papo recebe Gustavo Grandinetti

  • Data: Quinta-feira (27), às 19h30
  • Local: Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais - Praça da Liberdade, número 21
  • Entrada gratuita
  • Mais informações: www.sempreumpapo.com.br

*Sob supervisão de Marina Borges

Paula Arantes é estudante de jornalismo e estagiária do jornalismo digital da Itatiaia.