A Rodoviária de Belo Horizonte recebe, a partir de quarta-feira (3), a
Uma viagem pela alma de Minas
A exposição traz para o público a reprodução de quatro salas famosas do Memorial Vale. São elas: Barroco Mineiro, Fazendas, Caminhos e Descaminhos e Jequitinhonha. Por meio de objetos, imagens e sons, o visitante pode conhecer de perto um pouco mais da diversidade e das tradições que formam a identidade do estado.
A reprodução das salas do Memorial Vale oferece uma experiência que vai além de simplesmente observar. O projeto busca celebrar a essência de Minas Gerais de forma que o visitante se sinta parte da história do estado.
Educação e cultura
Além de apresentar a rica história de Minas, a ‘Mineiridades’ também tem como objetivo promover a educação e a cultura. O projeto oferece visitas mediadas tanto para o público que chega espontaneamente quanto para grupos que fazem agendamento antecipado.
Durante essas visitas, os participantes são convidados a debater e refletir sobre a importância de preservar a memória e a identidade cultural do estado. A ideia é que cada pessoa saia da exposição com uma compreensão mais profunda sobre as tradições mineiras.
Museu de cara nova
Enquanto o prédio original do Memorial Vale, localizado na Praça da Liberdade, passa por um processo de renovação e revitalização, o museu continua funcionando com o projeto Memorial Vale Itinerante. A ideia é levar a essência do espaço para outros locais da cidade.
O gestor do Memorial Vale, Wagner Tameirão, explica que a programação cultural gratuita e relevante continua acessível ao público. “Estamos levando a essência do Memorial para outros espaços, garantindo que o público continue a ter acesso às atividades culturais gratuitas e relevantes, enquanto são realizadas as intervenções de requalificação, como a criação de novas estruturas de acessibilidade e áreas para atender a multipúblicos, com o objetivo de valorizar ainda mais o prédio que abrigou a antiga Secretaria de Estado da Fazenda”, afirma o gestor.
História itinerante
O Memorial Vale funciona em um prédio histórico que já foi sede da Secretaria de Estado da Fazenda. As obras atuais buscam modernizar o espaço, incluindo melhorias de acessibilidade para receber um público ainda mais diverso. A programação completa das atividades itinerantes pode ser encontrada no site oficial do museu.
Serviço
Exposição: Mineiridades – Memorial Vale Itinerante
Período: De 3 de setembro a 31 de outubro de 2025
Horário: De terça a sábado, das 10h às 16h
Local: Rodoviária de Belo Horizonte – Praça Rio Branco, nº 100 – Centro, 2º andar
Entrada: Gratuita
Agendamento de visitas escolares: Telefone ou WhatsApp (31) 3343-7317
Mais informações no
*sob a supervisão de Lucas Borges