Ouvindo...

Com prefeitos em Brasília, Caixa adia evento de lançamento do Novo PAC em BH

Na avaliação do banco público, o evento ficaria esvaziado

A coluna apurou que a decisão de adiar o anúncio se deu por conta de uma mobilização de prefeitos de todo o país em Brasília para debater a reforma tributária

A cerimônia de lançamento das obras mineiras do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), marcada para a manhã desta quarta-feira (16) em Belo Horizonte, foi desmarcada de última hora e ainda não tem nova data.

A coluna apurou que a decisão de adiar o anúncio se deu por conta de uma mobilização de prefeitos de todo o país em Brasília para debater a reforma tributária. Só de Minas, a Associação Mineira de Municípios (AMM) contabiliza a presença de mais de 500 prefeitos na capital federal.

Na avaliação da Caixa, o evento ficaria esvaziado e, por isso, a decisão foi pelo adiamento. O prefeito de BH, Fuad Noman (PSD), tinha a presença confirmada.

“Faremos na próxima semana ou na outra”, disse uma fonte da Caixa à coluna sobre a provável nova data para o anúncio.

Ao todo, o governo federal estima que o programa contará com R$ 240 bilhões em investimentos públicos até 2026, sem contar eventuais recursos que ainda devem ser aportados por estatais.

Confira a lista completa das obras mineiras que serão contempladas no Novo PAC:

  • Concessão das rodovias BR-381/MG entre BH e Governador Valadares

  • Concessão Obras de ampliação e melhorias (trecho João Monlevade a Espirito Santo) da BR-262

  • Prevista a restauração do trecho e estudo de concessão Relicitação da BR-262/MG (trecho de Uberaba a Betim)

  • Concessão BR-040/495/MG/RJ - RIO - BH

  • Concessão BR-040/GO/MG Rota dos Cristais

  • Concessão Concessão das BRs 251/MG e BR 116/MG

  • Concessão Projeto Hidroagrícola do Jequitaí

  • Pavimentação e implantação da BR-367 (Pavimentação dos trechos Salto da Divisa a Almenara e Virgem da Lapa a Berilo)

  • Adequação/Restauração e melhorias da BR-135 (Trecho Manga a Itacarambi)

  • Projeto de construção de 57,41 km Barragem Rio Gravatá

  • Pavimentação da BR-352 (Trechos não pavimentados de Patos de Minas a Goiânia)

  • Manutenção da concessão do metrô da Região Metropolitana de Belo Horizonte



Lucas Ragazzi é jornalista investigativo com foco em política. É colunista da Rádio Itatiaia. Integrou o Núcleo de Jornalismo Investigativo da TV Globo e tem passagem pelo jornal O Tempo, onde cobriu o Congresso Nacional e comandou a coluna Minas na Esplanada, direto de Brasília. É autor do livro-reportagem “Brumadinho: a engenharia de um crime”.