Há vários anos, escuto lamentações e reclamações sobre a falta de força dos clubes do interior, em comparação a outros estados, como São Paulo, por exemplo. E uma comparação injusta, na minha posição.
Regionalmente falando, o futebol paulista está anos luz à frente de qualquer outro do país.
Mas o objetivo deste texto não é fazer comparações ou lamentações e sim enaltecer o trabalho realizado nesta temporada por duas equipes mineiras: Pouso Alegre e Tombense.
O Dragão do Sul de Minas fez bonito na Série D do Campeonato Brasileiro, em sua primeira participação. Não somente se classificando para a Série C, mas disputando o titulo com o América de Natal e com condições de ficar com a taça.
O feito se torna ainda mais louvável, se levarmos em conta que até 2018, o Pousão estava inativo, sem disputar qualquer competição e hoje será o representante do estado na terceira divisão nacional.
Do Sul do estado, vamos à região da Zona da Mata, onde outra equipe no encheu de orgulho, com uma campanha brigada, de muita luta na Série B.
A exemplo do Pouso Alegre na Série C, o Tombense debutou na segunda divisão nacional e com uma campanha de superação, chegou, em determinado momento da competição, até mesmo sonhar com um hipotético G-4, o que acabou não se concretizando.
E o que torna o feito do Gavião Carcará mais impressionante é o fato de ter disputado todos os seus jogos longe de casa. Até mesmo as partidas em que foi mandante.
Com o seu estádio, o Antônio Guimarães Almeida, vetado para jogos por conta de sua capacidade, o Tombense teve que atuar a 60 quilômetros de sua casa, na cidade de Muriaé, longe do seu torcedor. Foram 19 jogos com público pequeno e constantes viagens (por mais curtas que sejam, são viagens).
Sem contar a logística toda complicada quando teve que sair para visitar seus adversários.
Um feito gigante para um clube que disputou a competição com um elenco modesto e folha de pagamento muito abaixo de seus adversários.
Em 2023 o futebol mineiro terá representantes em todas as divisões nacionais. Caldense, Democrata de Governador Valadares e Athletic disputarão a Série D; o Pouso Alegre estará na Série C; o Tombense será o representante mineiro na Série B, com Atlético, América e Cruzeiro na primeira divisão do Brasil.
Que os outros clubes do interior sigam esses exemplos e possam melhorar o nível do nosso futebol.