Se não puderem ser os dois do PL, ‘alguém vai ter que sair’, diz Portinho sobre Cláudio Castro

O senador e o governador são filiados ao Partido Liberal e pré-candidatos ao Senado pelo RJ. Portinho se encontrou com Bolsonaro na quarta (18)

Senador Carlos Portinho

O senador Carlos Portinho (PL) se encontrou com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), na última quarta-feira (18), e disse que seu plano é ser candidato à reeleição para o Senado pelo Partido Liberal (PL).

Contudo, há um impasse: o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, que é do mesmo partido, também é pré-candidato ao Senado e, dificilmente, uma chapa suportaria dois postulantes da mesma legenda para o cargo.

Portinho disse à coluna que uma das soluções é que um dos dois deixe a sigla (e não deve ser ele).

“Eu já disse outras vezes que, se não puderem ser os dois do mesmo partido, alguém vai ter que sair. Eu estou no PL desde quando éramos apenas três senadores. Hoje somos quinze. Participei diretamente do crescimento como líder do partido no Senado. Não é meu desejo sair do partido. E acho que o presidente concorda”, avaliou.

Leia também

Cláudio Castro e Portinho devem se reunir com Flávio Bolsonaro, em encontros separados, até o final do mês, para decidir suas candidaturas. O filho do ex-presidente precisa construir seu palanque no Rio de Janeiro. O deputado estadual Douglas Ruas (PL) é considerado uma opção para o clã Bolsonaro, segundo aliados.

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista na Itatiaia e analista de política na CNN Brasil. Na rádio, idealizou e conduziu o Podcast “Abrindo o Jogo”, que entrevistou os principais nomes da política brasileira. Está entre os jornalistas que mais fizeram entrevistas exclusivas com presidentes da República nos últimos 10 anos, incluindo repetidas vezes Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Messias Bolsonaro. Mestre em ciência política pela UFMG, e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México), está na Itatiaia desde 2006, onde também foi também apresentadora. Como repórter, registra no currículo grandes coberturas nacionais e internacionais, incluindo eventos de política, economia e territórios de guerra. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil. Em 2025, venceu o Prêmio Jornalistas Negros +Admirados na categoria Rádio e Texto.

A opinião deste artigo é do articulista e não reflete, necessariamente, a posição da Itatiaia.

Ouvindo...