O líder da oposição, Luciano Zucco (PL), afirmou, nesta quarta-feira (17), que a gestão do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, em 2025 foi muito ruim. “Não conseguiu conduzir a Casa”, afirmou.
Desacreditado
De acordo com o deputado, Motta deu a palavra em várias pautas, como a anistia, e não cumpriu e, por isso, está desacreditado. “A gente não cobrava o resultado, cobrava que fosse para o plenário. Pediu assinatura dos líderes, a gente deu. Pediu assinaturas individuais, a gente deu”, explicou. Ainda assim, segundo ele, o presidente resistiu em pautar os temas.
Sem apoio para reeleição
Segundo Zucco, a oposição está descontente com Motta, e a situação dele em 2026 “é insustentável”. De acordo com o líder, a oposição “tem arrependimento total” de ter apoiado Motta para a presidência da Câmara e, no ano que vem, “tem zero chance” de a direita ligada a Jair Bolsonaro apoiar Hugo Motta.
Ainda de acordo com o líder, o presidente da Câmara “está queimado com a esquerda, o centro e a direita”. No fim deste ano, Zucco deixa a liderança da oposição, que será assumida pelo deputado federal Gilberto Silva (PL).
O deputado sugeriu que, se quiser apoio da oposição para ser reeleito, Motta terá de cumprir as promessas antes e ganhar apoio depois. Isso significa que ele só terá os votos do PL para a reeleição se atender às pautas da base de Jair Bolsonaro em 2026.