O Banco do Nordeste disponibilizou R$ 3,58 bilhões em contratos de empréstimos para Minas Gerais entre janeiro e novembro, alta de 1,8% em relação ao mesmo período do ano passado. Apesar do aumento nos recursos, o número de contratos caiu 5,33%, passando de 62,7 mil para 59,4 mil. O Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste respondeu pela maior parte dos recursos, com R$ 2,84 bilhões. Infraestrutura liderou os desembolsos, enquanto agroindústria e agricultura apresentaram os maiores crescimentos percentuais no período.
ALMG aprova projeto que obriga aviso prévio antes de corte de água, luz e gás
O Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais aprovou em 2º turno o Projeto de Lei 4.028/22, que obriga concessionárias de água, energia elétrica e gás a notificarem previamente os consumidores sobre a suspensão dos serviços. A proposta, de autoria do deputado estadual Raul Belém, amplia de 15 para 30 dias o prazo de aviso em casos de falta de pagamento. Já nas interrupções por manutenção, a comunicação mínima passa de 24 para 72 horas. O texto permite que o aviso seja feito por meios físicos ou eletrônicos e reforça a necessidade de atualização dos dados cadastrais pelos usuários.
Minas amplia conectividade aérea em 2026
O governo de Minas Gerais e a Latam anunciaram a ampliação da oferta de voos no Estado a partir de março de 2026. A rota São Paulo/Congonhas-Belo Horizonte/Confins terá dois novos voos aos domingos, totalizando 58 operações semanais. Já a ligação entre São Paulo e Uberlândia contará com reforço gradual, passando de 13 para 26 voos semanais a partir de junho.