Juros altos freiam crédito via poupança e derrubam em 18% volume financiado no Estado

Apesar da desaceleração, setor celebra baixa inadimplência e espera retomada no próximo ano

Pressionado pela alta taxa de juros, o mercado imobiliário mineiro registrou queda de 18% no volume de crédito concedido via poupança (SBPE) entre janeiro e outubro de 2025, totalizando R$ 9 bilhões em financiamentos no período. A desaceleração também atingiu o número de unidades financiadas, que caiu de 32 mil em 2024 para 26,4 mil em 2025. Apesar do cenário, a inadimplência na modalidade permanece historicamente baixa (0,9%), e a expectativa é de recuperação em 2026 com o controle da inflação e a redução dos juros a partir de fevereiro.

Leia a matéria completa

Serviços em Minas Gerais crescem muito abaixo da média nacional

O volume de serviços em Minas Gerais registrou um crescimento de 0,1% entre janeiro e outubro de 2025, um desempenho bem inferior à média nacional de 2,8%, segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE. O resultado negativo foi pressionado principalmente por Transportes, serviços auxiliares e correio.

Leia a matéria completa

Novas regras da Tarifa Zero em Belo Horizonte passam a valer no dia 14 de dezembro

A partir de 14 de dezembro, o transporte coletivo de Belo Horizonte terá ajustes na bilhetagem para a Tarifa Zero de domingos e feriados. Apresentado pelo Transfácil, o novo procedimento mantém o embarque com o cartão BHBUS, registrando R$ 0,00 na viagem. Contudo, o pagamento por QR Code será suspenso entre 23h30 de sábado e 23h59 de domingo, e nas vésperas de feriados. As bilheterias das estações não funcionarão nesses dias, mas recargas podem ser feitas via ATMs ou pelo aplicativo BHBUS+.

Leia a matéria completa

Leia mais destaques sobre economia, agronegócio e negócios em Minas Gerais.

Leia também

Único jornal especializado em Economia, Gestão e Negócios de Minas Gerais

A opinião deste artigo é do articulista e não reflete, necessariamente, a posição da Itatiaia.

Ouvindo...