Como não haverá ponto facultativo para servidores do executivo federal, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) irá reunir no Palácio do Planalto, na sexta-feira (3), os comandantes das pastas de infraestrutura. Os ministros dos Transportes, Renan Filho (MDB); Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD); e das Cidades, Jader Filho (MDB) estarão na reunião marcada para às 9h da manhã.
Pela convocação recebida pelos ministros, o presidente vai avaliar o andamento das obras prioritárias , questões orçamentárias relevantes, entregas de curto prazo e desafios de infraestrutura que precisam de foco do governo. O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) deve ser o orientador central da conversa.
Os três apresentarão balanços das atividades executadas pelas pastas até o momento. Após dizer que o governo “dificilmente alcançaria o déficit zero”, Lula reafirmou que não pretende fazer cortes em investimentos e em programas sociais para atingir a meta zero. O petista aposta na aprovação de projetos de lei que aumentem a arrecadação.
Lula afirmou que, no ano que vem, pretende viajar o Brasil lançando obras do Minha Casa Minha Vida e do PAC, ambos concentrados nos ministérios das Cidades e dos Transportes. Já o Ministério de Minas e Energia abriga uma das principais apostas do governo atual que é a transição energética que tem iniciativas como o Programa Combustível do Futuro, lançado recentemente.