Ouvindo...

Cassação de Dallagnol pode acelerar criação da CPI do Abuso de Autoridade

Parlamentares do Podemos estão fazendo uma força-tarefa para coleta de assinaturas

Deputado federal cassado Deltan Dallagnol

A cassação de deputado federal Deltan Dallagnol (Podemos-PR) provocou uma uma força-tarefa de aliados do político para coleta de assinaturas para instalação da CPI do Abuso de Autoridade. O objetivo da Comissão Parlamentar de Inquérito é investigar supostos abusos de ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Supremo Tribunal Federal (STF). Hoje, o deputado Maurício Marcon (Podemos-RS) encaminhou uma mensagem aos pares pedindo apoio na assinatura da CPI.

“Colegas!Todos estamos consternados com o absurdo que foi feito ontem contra o nosso colega, Dep. Deltan Dallagnol. Ontem foi o dia de nos solidarizarmos e nos colocarmos à disposição para ajudá-lo, e agora chegou o momento de ajudarmos ele... Estamos vendo seguidos abusos e um desrespeito sem tamanho ao nosso Parlamento, e o Dallagnol foi somente mais uma vítima disso. Então, podemos ajudá-lo dando nosso apoio à CPI do Abuso de Autoridade do TSE e do STF, que vai investigar justamente esses abusos de poder e violações de direitos! Eu e a nossa Presidente Renata já assinamos! Peço por favor que assinem! Ontem foi o Deltan, e nunca sabe quem será o próximo!”, escreveu o deputado no texto encaminhado aos colegas.

Mais cedo, o deputado Marcel Van Hattem (Novo-RS) disse que faltam apenas 34 assinaturas. Para criação, é necessario o aval de 1/3 dos deputados ou seja 171 parlamentares.

Com a cassação, o mandato de Dallagnol deve ser assumido pelo primeiro suplente Carlos Hauly (Podemos-PR)

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.