O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) vai realizar, nesta terça-feira (7), a primeira reunião com representantes de estados e municípios para pactuar as prioridades de 2023. Uma das pautas será a revisão do Cadastro Único (Cadúnico) que culminará, mais adiante, na revisão dos beneficiários do Bolsa Família.
Pelo que a coluna apurou, o governo passado já tinha uma lista com nomes de brasileiros que estavam recebendo o benefício de forma irregular, sem ter direito, e com indício de fraudes. No entanto, passada a eleição, a gestão anterior não fez os cortes e deixou a tarefa impopular para o governo atual. São mais de 2 milhões de pessoas, muitas de nucleos unifamiliares, ou seja, famílias de uma pessoa apenas, sem nenhum dependente.
Enquanto uns recebem irregularmente, outros que têm direito estão sem receber, segundo fontes da coluna. A revisão do Cadúnico vai identificar essas pessoas e incluí-las nos programas de assistência social.
A abertura da reunião, na manhã da terça-feira, será feita pelo ministro Welington Dias, e a condução do encontro ficará a cargo do Secretário Nacional de Assistência Social, André Quintão.