Ouvindo...

Secretário de Zema vai a Brasília tentar manter privatização do metrô de BH

Depois de pedir suspensão do leilão da Ceasa minas, equipe de Lula estuda suspensão do leilão da CBTU em Minas

Secretário de Infra Estrutura e Mobilidade do Governo de Minas, Fernando Marcatto

O secretário de infraestrutura e mobilidade do Governo de Minas, Fernando Marcatto, disse à coluna que irá à Brasília na próxima terça-feira (29) tentar impedir a suspensão do leilão do Metrô de Belo Horizonte e também da Ceasa Minas . A equipe de transição do governo eleito encaminhou ao governo federal um pedido de suspensão do leilão das Centrais de Abastecimento do Estado. O próximo da fila é o metrô de BH, o que está apavorando integrantes da equipe de desestatização do governo federal e também do governo estadual.

Marcatto informou que vai se reunir com o senador Alexandre Silveira (PSD) que é membro da equipe de transição de Lula. O secretário, possivelmente, irá ao Tribunal de Contas da União (TCU) para tratar da questão. Os leilões estão marcados para 22 de dezembro. Na semana retrasada, logo depois que a coluna adiantou que a equipe de transição analisaria as suspensões, Marcatto reagiu e disse que a sociedade precisava se reunir para impedir a suspensão do leilão do metro. Ainda sendo ele, os projetos são de Minas e para que qualquer decisão seja tomada, o governo do Estado precisa ser consultado.

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.