A maioria dos consumidores mineiros (69,5%) pretende esperar o dia exato da Black Friday, 28 de novembro, para fazer compras, segundo pesquisa da FCDL-MG. O estudo mostra que 67,1% planejam gastar mais neste ano e 43,9% devem antecipar as compras de Natal. O comércio eletrônico segue em alta, preferido por 48,8% dos entrevistados, e 80,5% confiam na inteligência artificial para encontrar as melhores ofertas. Supermercados, eletrônicos e vestuário lideram as intenções de compra.
Golpe da falsa venda dispara e lidera ataques contra clientes de bancos
O golpe da falsa venda foi o mais aplicado contra clientes de bancos no primeiro semestre, com 174 mil registros — alta de 314% em relação a 2024, segundo a Febraban. Criminosos simulam lojas virtuais e enviam promoções inexistentes por e-mail, SMS e redes sociais. Em seguida no ranking aparecem o golpe da falsa central telefônica (139 mil casos) e o do WhatsApp (73 mil). A entidade reforça que bancos jamais pedem senhas ou transferências por telefone. Só em segurança digital, o setor investe cerca de R$ 5 bilhões por ano.
Minas puxa alta nos serviços, mas juros freiam expansão
O volume de serviços em Minas Gerais cresceu 1,5% em setembro, mais que o dobro da média nacional (0,6%), segundo o IBGE. O resultado foi impulsionado pelos segmentos de transporte e armazenagem, favorecidos pela safra. Apesar do avanço, o acumulado do ano mostra estabilidade (0,2%), reflexo da Selic elevada, que encarece o crédito e reduz o consumo. O professor Fernando Sette, do UniBH, avalia que o setor mineiro resiste por depender mais de demandas empresariais que do consumo das famílias. Já o turismo recuou 6,2% em um cenário de economia mais contida.