Ouvindo...

Minas sobe no ranking do e-commerce e vira potência em vendas on-line

Estado supera o Rio e se destaca no envio e recebimento de pacotes, com força das pequenas e médias empresas

Minas sobe no ranking do e-commerce e vira potência em vendas on-line

Minas Gerais registrou um salto de 45% no envio de pacotes do e-commerce no segundo trimestre de 2025, superando o Rio de Janeiro e assumindo o segundo lugar nacional, atrás apenas de São Paulo. O Estado também ficou em segundo no volume de pacotes recebidos. A força vem principalmente das pequenas e médias empresas, com destaque para os setores de moda, calçados, alimentos e farmácia. Datas como Dia das Mães e Dia dos Namorados impulsionaram as vendas, que seguem em expansão para fora das fronteiras mineiras.

Descubra quais setores se destacaram

Mineiros usam cada vez mais o Pix para sair do vermelho

Mais de 839 mil mineiros quitaram dívidas com Pix entre junho de 2023 e junho de 2024, um salto de 37,3% segundo a Serasa. O método, prático e instantâneo, também cresceu em todo o Sudeste, com 98% dos pagamentos feitos à vista. São Paulo lidera em volume de acordos, seguido por Rio e Minas. A Serasa ainda lançou uma ação emergencial que oferece até 95% de desconto para mais de 9,9 milhões de inadimplentes na região.

Veja como limpar seu nome com desconto

Rodovias viram a bola da vez nos investimentos e Minas lidera corrida

O setor de rodovias disparou como o destino favorito de investimentos em infraestrutura no Brasil, superando o saneamento, segundo pesquisa da EY-Parthenon com a Abdib. Minas Gerais se destaca nesse cenário por ter a maior malha rodoviária do País e um grande número de ativos disponíveis para concessão. Já o setor ferroviário no Estado deve seguir com investimentos pontuais, sem protagonismo. Apesar do otimismo, cortes nas agências reguladoras e mudanças nas debêntures podem afastar investidores.

Leia a matéria

Leia mais destaques sobre economia, agronegócio e negócios em Minas Gerais.

Leia também

Único jornal especializado em Economia, Gestão e Negócios de Minas Gerais

A opinião deste artigo é do articulista e não reflete, necessariamente, a posição da Itatiaia.