Venda de veículos pesados recua 13% em Minas Gerais em 2025

O segmento de caminhões e ônibus sofre o impacto dos juros altos e da restrição ao crédito

O mercado mineiro de veículos pesados registrou 15.935 emplacamentos entre janeiro e novembro de 2025, apresentando uma retração puxada pelo encarecimento do crédito. O segmento de implementos rodoviários foi o mais afetado com recuo de 22,8%, enquanto as vendas de caminhões e ônibus caíram 13,4% e 11,3%, respectivamente. Para 2026, o Sincodiv-MG projeta recuperação baseada na expectativa de queda dos juros em março e investimentos em infraestrutura decorrentes do ano eleitoral.

Saiba detalhes

Minas Gerais registra alta de 59% na abertura de padarias

Minas Gerais abriu mais de 6 mil padarias entre janeiro e novembro de 2025, resultando em um crescimento superior a 59% em relação ao mesmo período do ano anterior. O vice-presidente da Amipão, Vinícius Dantas, estima que o setor encerre 2025 com alta entre 8% e 12%, destacando que o desempenho só não é maior devido à escassez de profissionais.

Saiba detalhes

Centro de excelência da Ufla busca certificação internacional para a cachaça mineira

O Centro de Referência em Análises da Qualidade da Cachaça, da Universidade Federal de Lavras, trabalha para obter a certificação do Inmetro e emitir laudos reconhecidos internacionalmente. Em 2024, a unidade recebeu R$ 3,7 milhões em investimentos e já registra alta de 70% na procura por produtores em 2025. O complexo analisa 20 parâmetros de qualidade exigidos pelo Ministério da Agricultura para fortalecer a exportação da bebida brasileira.

Saiba detalhes

Leia mais destaques sobre economia, agronegócio e negócios em Minas Gerais.

Leia também

Único jornal especializado em Economia, Gestão e Negócios de Minas Gerais

A opinião deste artigo é do articulista e não reflete, necessariamente, a posição da Itatiaia.

Ouvindo...