Ouvindo...

BH quer virar ‘cidade dos arranha-céus': prédios de até 50 andares no centro

Nova proposta da Prefeitura prevê torres gigantes no coração da Capital e reforma de imóveis antigos, mas especialistas alertam: e o trânsito, vai dar conta?

A Prefeitura de BH quer destravar o mercado imobiliário e propõe prédios mais altos no centro e arredores. A ideia é facilitar licenças, reduzir taxas e incentivar reformas de prédios antigos. A prioridade será em áreas com metrô e BRT, como Barro Preto e Lagoinha. Bairros residenciais tradicionais não serão afetados. Especialistas pedem atenção à mobilidade e à infraestrutura urbana.

Retrofit, outorga e adensamento: entenda o que muda no centro de BH

Brasil atrai novas fábricas de fertilizantes, mas ainda depende de importação

Entre 2020 e 2024, o setor de fertilizantes no Brasil ganhou 129 novas empresas, totalizando 872 em operação. Minas Gerais é o terceiro estado com mais companhias e lidera no consumo de fertilizantes especiais, à frente de São Paulo e Mato Grosso. A maioria das novas empresas atua com produtos sustentáveis, como os organominerais e orgânicos. Mesmo com o crescimento, o país ainda importa 85% dos fertilizantes usados. O governo aposta no Plano Nacional de Fertilizantes para reduzir essa dependência até 2050.

Você sabia que 85% dos fertilizantes no Brasil vêm de fora? Entenda por quê

Boom de pizzarias em Minas: mais de 300 novas em um ano

Minas Gerais vive um boom no setor de pizzarias, com crescimento de quase 11% em um ano e 3.172 estabelecimentos ativos. BH lidera o ranking, mas cidades do interior, como Uberlândia e Juiz de Fora, ganham espaço. O número de fechamentos caiu 55%, indicando maior profissionalização. Minas já é o terceiro maior mercado do país e segue crescendo acima da média. No Brasil, foram quase 4 mil novas pizzarias em 2024.

Minas virou a terra da pizza? Descubra quais cidades estão no topo

Único jornal especializado em Economia, Gestão e Negócios de Minas Gerais

A opinião deste artigo é do articulista e não reflete, necessariamente, a posição da Itatiaia.