Ouvindo...

Incêndios: setor sucroenergético já soma R$ 180 milhões em perdas

Minas é o segundo maior produtor de cana do Brasil. Veja outros destaques desta sexta-feira (13)

Queimadas em Minas Gerais

O setor sucroenergético do Estado já contabiliza prejuízos superiores a R$ 180 milhões devido aos incêndios que têm ocorrido em Minas Gerais. E essa perda pode ser ainda maior, por conta da estiagem que vem castigando o plantio de cana-de açúcar. Diante do cenário, representantes do setor já falam em impactos para a próxima safra, tanto pelo efeito da seca quanto pela queda da produtividade. Agora, com os incêndios, as perdas deverão ser ainda maiores e Minas é o segundo maior produtor de cana do Brasil.

Veja os prejuízos

Varejo mineiro cresce 4% em vendas

As vendas do varejo de Minas Gerais aumentaram 4% em julho na comparação com igual mês de 2023. Com o resultado, no acumulado do ano frente às comercializações do setor avançaram 4,9% e no acumulado dos últimos 12 meses, a expansão em Minas foi de 4,3%. Segundo especialistas, o resultado tem sido sustentado neste ano principalmente pelas vendas de veículos, artigos farmacêuticos e outros artigos de uso pessoal e doméstico, que incluem as lojas de departamento.

Confira o resultado por segmentos

Sebrae e Ibram querem fortalecer pequenos negócios

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) fecharam acordo para fortalecer os pequenos negócios do setor mineral. O principal objetivo da parceria é a formalização dos pequenos negócios da área mineral, já que grande parte se encontra na informalidade.

Leia a entrevista com o presidente do Sebrae

Leia mais destaques sobre economia, agronegócio e negócios em Minas Gerais.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Único jornal especializado em Economia, Gestão e Negócios de Minas Gerais

A opinião deste artigo é do articulista e não reflete, necessariamente, a posição da Itatiaia.