Ouvindo...

Déficit habitacional em Minas cai 14%, mas aluguel segue maior vilão

Estudo mostra que mais de 76% do déficit no Estado é provocado pelo peso do aluguel urbano no orçamento das famílias

Minas Gerais reduziu em 14% o déficit habitacional entre 2022 e 2023, passando de 556,6 mil para 478,7 mil residências, segundo a Fundação João Pinheiro. Apesar do avanço, o alto custo do aluguel segue sendo o principal problema, afetando 366,3 mil domicílios, ou 76,5% do total. Outros fatores são a coabitação forçada (15,9%) e a habitação precária (7,6%). O levantamento aponta que 62,2% dos lares afetados são chefiados por mulheres, e quase metade das famílias tem renda entre um e dois salários mínimos. Já no Brasil, a redução foi bem menor: apenas 3,8%.

Confira os números completos do estudo

Leia também

Governo de Minas leiloa PPP do maior hospital 100% SUS do estado

O Governo de Minas realiza nesta sexta (19), na B3 em São Paulo, o leilão da PPP para construção do Complexo de Saúde Hospitalar Padre Eustáquio (HoPE), que será o maior hospital 100% SUS do estado. O investimento previsto é de R$ 2,4 bilhões, com estrutura de mais de 500 leitos, 13 salas cirúrgicas, 60 consultórios e um laboratório central. A iniciativa deve aumentar em 40% as consultas especializadas e 60% as internações.

Saiba como será a parceria público-privada

Condomínios mineiros correm contra o tempo para adaptar recarga de carros elétricos

Com a alta de 143% nas vendas de veículos elétricos e híbridos em Minas entre janeiro e julho, cresce a pressão para que condomínios se adequem às novas normas de instalação de carregadores. As diretrizes nacionais, válidas a partir de fevereiro de 2026, exigem sistemas de segurança elétrica, ventilação e sprinklers. A Amadi alerta que adiar adaptações pode trazer custos maiores, multas e riscos de tragédias. Há casos de carregadores instalados irregularmente próximos a encanamentos de gás. Advogados e especialistas recomendam iniciar projetos, aprovar medidas em assembleia e investir em treinamentos preventivos.

Veja o que muda nas garagens

Único jornal especializado em Economia, Gestão e Negócios de Minas Gerais

A opinião deste artigo é do articulista e não reflete, necessariamente, a posição da Itatiaia.