Ouvindo...

Minas Summit 2025 traz collabs inéditas e grandes nomes do ecossistema de inovação

Com mais de 400 palestrantes e expectativa de reunir 10 mil pessoas, terceira edição do evento será dias 5 e 6 de junho, em Belo Horizonte

2ª edição do Minas Summit, no Minascentro, em 2025

O Minas Summit 2025, maior evento de inovação corporativa de Minas Gerais, chega à terceira edição com uma programação marcada por presenças de destaque no cenário de inovação nacional e internacional. Com o tema “Inovação que move o mundo”, encontro será realizado nos dias 5 e 6 de junho, no BeFly Minascentro, em Belo Horizonte, com mais de 400 palestrantes. Realizado pelo Grupo FCJ, em parceria com o Órbi Conecta, 100 Open Startups e BH-TEC, a expectativa de reunir mais de 10 mil participantes.

O evento firmou parcerias inéditas com grandes eventos de relevância nacional, que terão edições especiais dentro do Minas Summit. É o caso do SEG Summit, Órbi Academy, AI Summit Brasil e Future Law, que trarão uma curadoria exclusiva de conteúdo para debater temas como segurança digital, inteligência artificial e o futuro do direito em tempos de transformação tecnológica. Cada um ocupará um palco temático dentro da programação, contribuindo para a pluralidade de temas e públicos que o evento busca atrair.

“Esta terceira edição do MinasSummit tem como principal objetivo consolidar a presença de Minas Gerais no cenário nacional de inovação, reposicionando o Estado como protagonista desse movimento no Brasil. Mais do que isso, queremos fortalecer e impulsionar um ecossistema cada vez mais dinâmico, colaborativo e vibrante, tanto em Minas quanto em todo o país”, avalia o CEO da FCJ Venture Builder, Paulo Justino.

Leia também

Com mais de 80 horas de conteúdo distribuídas em sete palcos simultâneos, a expectativa é reunir 1.500 startups e 150 estandes em uma experiência imersiva, repleta de oportunidades de networking, aprendizado e parcerias estratégicas. Os ingressos já estão disponíveis e garantem acesso a todas as atividades integradas.

A edição de 2024 consolidou-se como o maior evento de inovação corporativa de Minas Gerais, reunindo cerca de 8 mil visitantes e 1,5 mil startups em uma imersão de 80 horas de conteúdo distribuídas por seis palcos simultâneos. Com mais de 300 painelistas, a segunda edição do evento trouxe nomes de destaque do ecossistema nacional e internacional de inovação, incluindo executivos de empresas como Google, ArcelorMittal, Huawei, Algar Telecom, iFood, Banco do Brasil e startups de referência como Sólides, Sympla e Blip.

A programação abordou temas estratégicos como inteligência artificial generativa, ESG, energia limpa, internacionalização de negócios e transformação digital. O evento integrou a BH Tech Week e contou com apoio de instituições como Grupo FCJ, Órbi Conecta e San Pedro Valley, além de uma robusta rede de patrocinadores comprometidos com o avanço da inovação no país.

Collabs inéditas

No dia 5 de junho, o Palco Lagoa da Pampulha receberá a edição especial do SEG Summit, referência nacional em segurança digital e cibersegurança. Em parceria com o diretor do evento, Adalberto Bem Haja, a proposta é trazer empresas, especialistas e líderes do setor para debater os desafios e soluções mais urgentes da proteção de dados em um mundo cada vez mais digital e vulnerável.

No mesmo dia, no Palco Casa do Baile, acontece o aguardado AI Summit BH, fruto da colaboração com Jorge Muzy, CEO do AI Summit Brasil. Com apenas 400 lugares disponíveis, o evento será um mergulho no universo da inteligência artificial, abordando desde aplicações práticas em empresas até questões éticas, sociais e econômicas. O ingresso do AI Summit dá acesso total ao Minas Summit, em uma experiência única e integrada.

No dia 6 de junho, é a vez do Future Law e o Órbi Academy ocuparem o Palco Lagoa da Pampulha com uma programação especial voltada ao mercado jurídico e o setor de educação.

Nomes já confirmados

Além disso, a programação já conta com a presença de nomes de referência no ecossistema de inovação. Estão confirmados Thiago Rolemberg, Chief Data & Artificial Intelligence Officer; Tâmara Abdulhamid Jardim, CEO da PoD Academy; Sandro Ricardo Bonás, CEO da Conexia Educação AZ | Grupo SEB; Dalmer Sella, CEO da PowerOfData; Daniel Collaço, CEO da Abstrato Ventures; Rafael Guerra, CEO da Sinatra AI Agents for Commerce; e Ricardo Saraiva, presidente do grupo AIAT. Os painéis contarão com abordagens práticas e estratégicas sobre dados, educação, inteligência artificial e o futuro dos negócios, conectando diferentes visões e experiências do setor.

A internacionalização do evento também se destaca este ano, com a confirmação de delegações e especialistas de países como Irlanda, Argentina, Chile, Estados Unidos, Portugal, Espanha e Israel. Os participantes internacionais estarão presentes em painéis, rodadas de negócios e discussões sobre políticas públicas e oportunidades de colaboração entre países.

SERVIÇO | Minas Summit 2025

O Órbi Conecta é um hub de soluções tecnológicas, educação e impacto social fundado em Belo Horizonte por Inter, MRV&Co e Localiza&Co e mantém uma coluna publicada semanalmente às terças-feiras no portal da Itatiaia.

A opinião deste artigo é do articulista e não reflete, necessariamente, a posição da Itatiaia.