O ex-presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Adalclever Lopes (PSD), negou que pretenda disputar uma das vagas ao Tribubal de Contas dos Estado (TCE-MG). Segundo pares, ele estaria buscando apoio para concorrer a uma das três cadeiras disponíveis no Tribunal, já que uma delas será do deputado Alencar da Silveira Júnior (PDT), aprovado em sabatina. A votação, para que o plenário avalize o nome, deve ser realizada ainda em agosto.
Para a segunda vaga, não há consenso. Estão na disputa os deputados Tito Torres (PSD), Thiago Cota (PDT), Ulysses Gomes (PT), Ione Pinheiro (União), Sargento Rodrigues (PL) e Dr. Arnaldo Silva (União). Adalclever Lopes disse à coluna que não está na corrida, apesar de, segundo ele, “o nome ter sido lembrado pelos colegas”. A coluna recebeu a informação de que ele estaria em busca de apoio do PT para se colocar no pleito. Por causa da concorrência intensa, a votação pode ficar, inclusive, para o ano que vem.
Existe ainda uma terceira cadeira desocupada, mas o futuro dela vai depender das candidaturas do executivo para 2026 e de quais nomes permanecerão no parlamento para ficar na disputa. As três vagas disponíveis no Tribunal eram ocupadas pelos conselheiros Wanderley Ávila, José Viana e Mauri Torres.