Plataforma digital que conecta profissionais a oportunidades de atendimento em empresas de saúde já supera 7,1 mil profissionais cadastrados em dez estados brasileiros, entre eles São Paulo, Minas Gerais, Ceará, Rio Grande do Sul, Pernambuco e Santa Catarina. A MeraCAre, com pouco mais de dois anos de operação, foi fundada pelos irmãos Frederico Guimarães, engenheiro de produção com vivência no mercado, e Fernanda Guimarães, advogada. Nasceu para solucionar gargalos críticos do segmento chamado de home care (atendimento domiciliar), como a falta de agilidade na contratação de profissionais qualificados para atendimento de pacientes.
A healthytech (startup da área de saúde) faz pontes com inteligência tecnológica e capilaridade. Aos profissionais de saúde cadastrados (técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, nutricionistas, fisioterapeutas e outros), ela promove mais independência, lucratividade e flexibilidade da jornada de trabalho. Às empresas que contratam esses profissionais, desburocratiza processos de contratação com segurança jurídica e maior controle dos atendimentos. Entre seus parceiros estão CaptaMed, MedSênior, Rede de Saúde, PediLar, Dr.Online e Home Life.
“Começamos com a meta de consolidar Minas e São Paulo até 2025, mas o mercado respondeu com tanta força que hoje já estamos presentes em 10 estados. Isso demonstra o quanto o setor precisava de uma solução como a nossa”, afirma Frederico Guimarães, CEO da MeraCare.
Além da conexão inteligente entre profissionais e demandas clínicas, a plataforma investe em tecnologia de rastreamento e qualificação: processos (check-in e check-out) via aplicativo, verificação de antecedentes, entrevistas técnicas, sistema de pontuação, premiação e avaliação contínua feita pelos próprios clientes e pacientes.
Com sede no hub de inovação Órbi Conecta, em Belo Horizonte, a MeraCare encontrou o ambiente ideal para escalar seu modelo de negócio e ampliar o impacto de sua tecnologia. “O Órbi foi fundamental para construirmos conexões estratégicas, ganharmos visibilidade no ecossistema e acessarmos conhecimento qualificado para crescer com consistência”, afirma Frederico. A startup já multiplicou sua base de usuários: 901 em 2023, 2.262 em 2024 e mais de 7 mil apenas no primeiro semestre de 2025.
“Nosso propósito é levar eficiência, qualidade e segurança ao home care brasileiro, promovendo conexões que realmente funcionam. Ao integrar logística, tecnologia e curadoria de profissionais, conseguimos entregar um modelo escalável, com impacto real na vida dos pacientes e dos profissionais de saúde”, destaca Frederico.
Com uma equipe multidisciplinar, composta por engenheiros, enfermeiros, desenvolvedores e especialistas em dados, a MeraCare mira agora a consolidação nacional e a ampliação de serviços voltados à qualificação profissional e à automação da saúde domiciliar no Brasil.Para se saber mais, profissionais e empresas podem acessar o site