Ouvindo...

O boné dos ministros de Lula: esquerda se inspira em estratégias da direita para garantir popularidade

Além da turbinada nas redes sociais, Sidônio Palmeira adotou para petistas boné ao estilo Trump

Ministro da Educação, Camilo Santana (PT), ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT) e senador Randolfe Rodrigues (PT)

Ministros do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegaram ao Congresso Nacional para eleição das mesas diretoras da Câmara e do Senado, neste sábado (1), usando bonés azuis com a frase “O Brasil é dos brasileiros”, uma clara inspiração nos bonés de apoiadores do presidente americano Donald Trump com a frase “Make America Great Again” (MAGA), que significa, em português, Faça a América Grande Novamente.

Recado e inspiração
Além de ser um recado a qualquer intenção de interferência de Trump na política brasileira, ao usa uma frase de efeito e boné, a getsão petista adota uma estratégia usada pela direita que, na avaliação da esquerda, funciona.

Receitas de popularidade da direita
A novidade é mais uma medida do publicitário Sidõnio Palmeira à frente da Secretaria de Comunicação do Governo. A primeira ação, desde que ele assumiu no dia sete de janeiro, foi adotar uma linha mais descolada nas redes sociais do governo e do próprio Lula. Ao invés de brigar com as receitas de popularidade da direita que funcionam, o Govero Lula resolveu adotá-las

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.

A opinião deste artigo é do articulista e não reflete, necessariamente, a posição da Itatiaia.