Ouvindo...

Cotada para ministério, Gleisi Hoffmann nega que assumirá cargo no Governo Lula

Deputada federal deixa a presidência do Partido dos Tralhadores em julho. Na discussão da reforma ministerial, nome da petista é ventilado como possibilidade para o MDS

Presidente do PT, Gleisi Hoffmann, nega que assumirá ministério

A deputada federal Gleisi Hoffmann, presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, negou que assumirá um dos ministérios de Lula. Em conversa com a coluna, a parlamentar disse que não está cotada e não deve compor o primeiro escalão. O presidente iniciou na última terça-feira (7), uma reforma ministerial.

O primeiro a ser substituído foi o ministro da Secretaria de Comunicação, Paulo Pimenta. No entanto, Lula deve fazer outras trocas.

Em julho, o PT elege novo presidente nacional e Gleisi disse que planeja se dedicar exclusivamente ao seu mandado na Câmara Federal. Em 2026, a petista pode ser candidata ao Senado pelo estado do Paraná.

Apesar da negativa, o nome da deputada permanece nas conversas de bastidores nos corredores de Brasilia. Um ministério possível para a parlamentar seria o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), embora ela negue.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.

A opinião deste artigo é do articulista e não reflete, necessariamente, a posição da Itatiaia.