Ouvindo...

A pressão de petistas mineiros por mais um ministério

Com a saída de Silvio Almeida, correligionários tentam emplacar Macae Evaristo para a vaga. Atualmente, a Esplanada tem apenas um ministro mineiro, que é do PSD

A pressão de petistas mineiros por mais um ministério

Petistas mineiros tentam emplacar o nome da deputada estadual Macaé Evaristo na vaga de ministra dos Direitos Humanos. O cargo foi deixado por Silvio Almeida, acusado de assédio sexual contra mais de dez mulheres, dentre elas a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco.

Lula quer uma mulher negra para o cargo. Neste perfil entra a deputada mineira que já foi vereadora, secretária municipal e estadual de educação.

Só um ministro mineiro
Petistas mineiros vem reivindicando mais espaço na Esplanada desde o início do governo. O único ministro do estado é Alexandre Silveira (PSD), de Minas e Energia. No início do mandato, após ter aberto mão de disputar o Senado para uma composição com o PSD, o deputado federal Reginaldo Lopes (PT) esperava ocupar um dos ministérios, mas não foi contemplado com a vaga.

Paulistério
Na época, Lopes chegou a chamar o primeiro escalão de “paulistério”, por causa do espaço dados às indicações do PT de São Paulo. O nordeste é outra região forte no primeiro escalão.

Desta vez, para a vaga dos Direitos Humanos, dentres as mineiras, além de Macaé Evaristo, foi cotada a professora Nilma Lino Gomes, ex-ministra das Mulheres e Igualdade Racial do Governo Dilma Rousseff. No entanto, ao que tudo indica, não deve aceitar o cargo.

Apesar de os nomes estarem correndo a Esplanada dos Ministérios, nem Nilma e nem Macaé foram sondadas.

Mulheres negras
A Conjuntura favorece a indicação de uma mulher negra, já que Lula vem sendo cobrado por garantir presenças com recorte de gênero e raça. A substituição das ex-ministras dos Esportes (Ana Moser) e do Turismo (Daniela Carneiro) por homens e a indicação de Flávio Dino para o Supremo Tribunal Federal ao invés de uma mulher negra, como a militância pedia, gerou ambiente para que Lula priorizasse esse perfil em uma próxima escolha.

Pressão
Apesar do contexto favorável e embora tenha acolhido o perfil, é importante observar que o presidente não costuma ceder a pressões por nomes. O PT de Minas ainda não fez a indicação oficial de Macaé. Petistas de peso, como a Secretária Nacional de Planejamento e Finanças do PT, Gleide Andrade, influente no governo, engrossam o coro.

“Recebi com muita alegria a provável indicação da querida Deputada Estadual Macaé Evaristo para o Minisitério da Cidadania e dos Direitos Humanos do governo Lula. Macaé possui a experiência e a sensibilidade necessárias para assumir essa missão e auxiliar o Presidente Lula”, disse a secretária, que também é mineira, nas redes sociais.

PT
Dos 37 ministérios, o Partido dos Trabalhadores comanda nove pastas: Fernando Haddad (PT) como ministro da Fazenda, Rui Costa (PT) na Casa Civil, Camilo Santana (PT) no Ministério da Educação, Wellington Dias (PT) no Ministério de Desenvolvimento Social, Paulo Teixeira (PT) no Ministério de Desenvolvimento Agrário, Luiz Marinho (PT) no Ministério do Trabalho, Alexandre Padilha (PT) na Secretaria de Relações Institucionais, Márcio Macedo (PT) na Secretaria-Geral da Presidência da República e Laercio Portela (PT) na Secretaria de Comunicação.


Participe dos canais da Itatiaia:

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.

A opinião deste artigo é do articulista e não reflete, necessariamente, a posição da Itatiaia.