Ouvindo...

Com a entrada de Kalil, há risco de Cleitinho deixar o Republicanos, dizem aliados

Segundo interlocutores do senador, ele ficou incomodado com a filiação do ex-prefeito

Com a entrada do ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil que saiu do PSD e foi para o Republicanos, o senador Cleitinho pode deixar a legenda, segundo aliados. A possível saída pode ocorrer durante o período eleitoral para que Cleitinho tenha liberdade de apoiar publicamente candidatos de outras legendas, para os quais o senador já acenou. Estando sem partido, ele não sofre punições.

Insatisfação

Anteriormente, já havia sido ventilada a possibilidade da saída de Cleitinho, que não se concretizou. Uma declaração recente do senador sobre a PEC da Anistia da dívida dos partidos, irritou integrantes da cúpula da legenda. “Eu quero pegar todos os partidos, que ponha no liquidificador e se exploda, inclusive o meu [...] Não foi partido que me pôs aqui. 4,5 milhões de votos que eu tive foi do povo”, afirmou o parlamentar na tribuna do Senado.

Governo de Minas

Cleitinho vem sendo cotado como possível candidato ao Governo de Minas para 2026, mas a promessa do partido é que Alexandre Kalil tenha a legenda para disputar o Palácio Tiradentes no próximo pleito. No Republicanos, os planos para Cleitinho são para parlamento.

Bruno Engler x Mauro Tramonte

Embora seja do partido de Mauro Tramonte, na corrida pela PBH, Cleitinho vai apoiar o deputado estadual Bruno Engler (PL), candidato do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O senador deve comparecer à convenção partidária do Partido Liberal nesta sexta (2).

Resposta Oficial

O presidente estadual do partido, deputado federal Euclydes Pettersen, negou que Cleitinho esteja de saída. O dirigente afirmou que a legenda está “buscando oxigenar o partido rumo ao crescimento jamais visto”.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.

A opinião deste artigo é do articulista e não reflete, necessariamente, a posição da Itatiaia.