Ouvindo...

Além de Saturno, quais planetas do Sistema Solar possuem anéis?

Existem outros três planetas no Sistema Solar com anéis, mas os de Saturno são os mais emblemáticos

Anéis de Saturno, em particular, são mais ‘famosos’ porque são os mais visíveis

Saturno é conhecido como o planeta dos anéis, mas não é o único que ostenta essa característica no Sistema Solar. Além dele, os outros “gigantes gasosos”, Júpiter, Urano e Netuno, também têm anéis, e existe uma explicação por trás dessa fama.

Esses anéis são compostos de partículas de gelo, rocha e poeira que orbitam os planetas. Essas partículas têm origens diversas, sendo originadas de material remanescente da formação do planeta e detritos de luas que foram destruídas pela força gravitacional, por exemplo.

Leia também

Os anéis de Saturno, em particular, são mais “famosos” porque são os mais visíveis, enquanto os dos outros “gigantes gasosos” são quase imperceptíveis. Os diferenciais do planeta, que tornam os anéis mais visíveis, são:

  • Composição do material: Os anéis de Saturno são compostos por cerca de 99% de gelo de água puro. Esse material é extremamente reflexivo, agindo como um espelho que devolve a luz do Sol e torna os anéis brilhantes e visíveis mesmo com telescópios amadores. Em contraste, os anéis de Júpiter, Urano e Netuno são compostos principalmente por poeira escura e partículas rochosas, ricas em carbono, que absorvem a maior parte da luz solar em vez de refleti-la.
  • Tamanho e densidade das partículas: As partículas nos anéis de Saturno variam de tamanho, desde grãos de poeira até blocos do tamanho de uma casa. Essa grande quantidade de material e a alta densidade de partículas contribuem para sua opacidade e brilho. Os outros sistemas de anéis são muito mais difusos e compostos por partículas significativamente menores e mais esparsas.

Sob supervisão de Edu Oliveira

Paula Arantes é estudante de jornalismo e estagiária do jornalismo digital da Itatiaia.