O crescimento do
O novo modelo de Inteligência Artificial da China é visto como uma ameaça para Wall Street e o Vale do Silício. Nesta segunda-feira (27), as ações da Nvidia tiveram uma queda de quase 13%, segundo o New York Post, após o impacto do DeepSeek.
A empresa alega ter desenvolvido o novo modelo de IA em apenas dois meses, por menos de seis milhões de dólares, e sem acesso aos chips da Nvidia. A startup chinesa tem um modelo de linguagem grande, gratuito e de código aberto.
ChatGPT tem funções gratuitas após lançamento do GPT-4o, novo modelo de IA da OpenAI; veja quais Bill Gates sobre a atualização do Chat GPT 4.0: “é quase como um tutor” Mulheres chinesas utilizam IA para namorar: ‘Mais natural que uma pessoa real’
“O anúncio do DeepSeek na China foi nada menos do que um míssil financeiro Scud direcionado a um mercado dos EUA que é muito mais frágil do que a maioria admite”, afirmou o CEO da Islanda Capital Investiments, Anthony Esposito.
As 7 Ações Magníficas (Apple, Nvidia, Alphabet, Tesla, Microsoft, Meta e Amazon) foram as mais afetadas com a chegada do Deep Seek.
A Alphabet, do Google, caiu mais de 2%, enquanto a Microsoft caiu quase 3%. O restante das ações, com exceção da Apple, também eram negociadas em baixa. As ações encaminhavam para perdas de mais de 1 trilhão de dólares.
Enquanto isso, o DeepSeek só cresce nas lojas de aplicativo, com vários novos usuários testando a tecnologia.
O que é o DeepSeek?
O DeepSeek foi criado por uma “start-up” com sede em Hangzhou, no leste da China, uma cidade conhecida pela alta concentração de empresas de tecnologia.
Disponível como aplicativo para celulares ou para computadores, tem muitas funcionalidades semelhantes às de seus concorrentes ocidentais: escrever letras de músicas, ajudar com situações do cotidiano, como proporcionar uma receita com o que se tem na geladeira.
O DeepSeek consegue se comunicar em vários idiomas, mas - segundo explicado à AFP - domina mais o inglês e o chinês.
No entanto, o dispositivo tem os mesmos limites que outros agentes conversacionais chineses: quando questionado sobre temas delicados, como o presidente Xi Jinping, prefere evitar o tema e propõe “falar de outra coisa”.
No entanto, especialistas elogiaram as suas capacidades para resolver problemas matemáticos difíceis e outras questões técnicas.
“O que constatamos é que o DeepSeek (...) é o melhor, ou está no nível dos melhores modelos americanos”, disse à emissora CNBC Alexandr Wang, diretor-executivo da empresa norte-americana Scale AI.
Este desempenho surpreende ainda mais quando se sabe que para criar o modelo do DeepSeek foi usada uma quantidade muito menor de chips que foram utilizados por outras gigantes tecnológicas.