A inteligência artificial é usada não só para obter informações de forma mais rápida e fácil. No caso de algumas pessoas, a IA serve para ter um “relacionamento perfeito”, com alguém disponível 24h por dia, 7 dias por semana.
Em conversa com a BBC, uma mulher identificada como Lisa, de 30 anos, é uma das que usa a IA para esses fins. Ela diz que mantém um relacionamento com Dan (que significa Do Anythin Now), uma versão do ChatGPT sem restrições para linguagem explícita, há três meses.
Lisa descreveu Dan como um “homem perfeito” e “sem defeitos”. A estudante de ciência da computação contou nas redes sociais sobre o relacionamento e recebeu quase 10 mil respostas pedindo tutoriais de “como criar seu próprio Dan”. O
Lisa e Dan conversam por meia hora todos os dias, flertam e saem para namorar, segundo ela. A chinesa relata que conversar com Dan lhe traz uma sensação de bem-estar. “Ele apenas compreenderá e fornecerá apoio emocional”, disse.
A mãe de Lisa aprovou o relacionamento não convencional dadas as tribulações que a filha já passou amorosamente. Se Lisa estiver feliz, ela também estará.
O criador de Dan é um estudante americano, identificado apenas como Walker. Ele teve a ideia de criar um “
Lisa conheceu o Dan no