Ouvindo...

Starship: SpaceX de Elon Musk lança foguete nesta terça-feira (19); veja como assistir

Este será o sexto voo de teste da Starship, o maior foguete do mundo; evento será transmitido ao vivo na internet

Decolagem da Starship está programada para às 19h (horário de Brasília) nesta terça (19)

O sexto voo da Starship, o maior foguete do mundo, está previsto para ser lançado nesta terça-feira (19). O evento será transmitido ao vivo na internet pela empresa SpaceX, do bilionário Elon Musk às 19h (horário de Brasília).

Inicialmente, a decolagem estava programada para esta segunda (18), também às 19h. O lançamento acontecerá na base da empresa em Boca Chica, no Texas, Estados Unidos.

O motivo do adiamento não foi divulgado pela empresa.

Como assistir o lançamento da Starship?

O evento, transmitido pela SpaceX pode ser visto de três formas: pelo site da empresa, no X @SpaceX ou no novo aplicativo X TV.

A janela de lançamento de 30 minutos será aberta às 16h00 (horário central dos EUA), 19h do horário de Brasília.

Este será o sexto voo de teste da Starship, o sistema de lançamento reutilizável da SpaceX. A empresa afirma que o objetivo é expandir as capacidades da nave e do propulsor, além de testar novidades no escudo térmico e mudanças de manobra para reentrada e descida da nave sobre o Oceano Índico.

Leia também

Histórico

Apenas a quarta tentativa de voo da Starship foi bem sucedida. No segundo teste o foguete e o propulsor explodiram. Elon Musk disse nos casos anteriores que as falhas eram preços pequenos a se pagar frente à rápida evolução da companhia.

No quinto voo de teste, o propulsor Super Heavy retornou com sucesso ao local de lançamento e foi capturado pelos “braços de hashi” da torre de lançamento. A empresa afirma, em seu site oficial, que “a parte superior da Starship demonstrou várias melhorias, resultando em uma entrada controlada e um pouso de alta precisão na área alvo no Oceano Índico”.

Expectativa

Para este sexto voo, a SpaceX informou uma série de atualizações de hardware e software, incluindo redundância adicional aos sistemas de propulsão do propulsor e aumento da resistência estrutural em áreas-chave. A empresa também ajustou a janela de lançamento para o final da tarde, permitindo que a nave reentre no Oceano Índico à luz do dia, proporcionando melhores condições para observações visuais.


Participe dos canais da Itatiaia:

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), Giullia Gurgel é repórter multimídia da Itatiaia. Atualmente escreve para as editorias de cidades, agro e saúde