Depois da segunda tentativa, o lançamento da espaçonave Starliner, da Boeing, foi cancelado mais uma vez neste sábado (1), a apenas três minutos do horário previsto para decolagem. O momento foi transmitido ao vivo nos canais da Nasa (Agência Espacial do Estados Unidos).
- Corrida Espacial: qual país está na frente na disputa para levar o homem à Lua?
- Mineiro Victor Hespanha faz viagem de 10 minutos ao espaço em nave de Jeff Bezos
A missão adiada seria a primeira tripulada. Os astronautas a bordo, Suni Williams e Butch Wilmore, passariam uma semana na Estação Espacial Internacional. Inicialmente, a decolagem estava programada para o dia 6 de maio, e foi cancelada cerca de duas horas antes.
O motivo do cancelamento foi um vazamento de hélio em um dos foguetes da aeronave. Depois, a agência espacial descobriu que o vazamento do gás não representava uma ameaça para a missão.
Confira o vídeo da espaçonave pronta para lançamento
Um bloqueio automático foi o que freou o lançamento do foguete três minutos e 50 segundos antes do lançamento, parando o relógio de contagem regressiva. A causa desse bloqueio ainda não está clara, mas as equipes da missão estimam um tempo de espera de 24 horas até a próxima tentativa, de acordo com a NASA.
*Sob supervisão de Marina Borges