Ouvindo...

China anuncia pouso de sonda na maior cratera da face oculta da Lua

Informação é da agência de notícias chinesa

Montagem mostra Lua e lançamento de sonda lunar chinesa

A “Chang’e-6", uma sonda lunar chinesa, pousou na Lua no domingo (2), hora oficial da China, afirmou a Xinhua, agência de notícias estatal chinesa.

O pouso foi na noite deste sábado (1) no horário do Brasil. Segundo as primeiras informações, a sonda alunissou na Bacia Aitken, uma das maiores crateras conhecidas no Sistema Solar, segundo explica a AFP citando informações da Agência Espacial Chinesa.

O pouso é o avanço mais recente do programa espacial Chinês. A missão à face oculta da Lua tem o objetivo de recolher amostras de material lunar - solo e rochas - e estudá-los. O anúncio da Agência Espacial Chinesa diz que a área do pouso é inexplorada pela humanidade.

Leia também

Missão lunar

O lançamento da “Chang’e-6" ocorreu em 3 de maio deste ano e a missão passou por vários estágios até a alunissagem. Até agora, o equipamento passou pela viagem entre a Terra e a Lua, a frenagem próxima à Lua, a entrada na órbita lunar e a descida de pouso, informou a Agência Espacial Chinesa.

Depois da alunissagem, a sonda vai concluir os trabalhos de coleta de amostras em dois dias. Isso será feito com o uso de uma broca, para retirar material do subsolo, e a coleta de amostras na superfície com o uso de um braço robótico. Depois disso, a sonda retorna à Terra.

Programa espacial

Em 2024, o Japão se tornou o quinto país do mundo a ter uma missão espacial bem sucedida à Lua. Além dele, China, Índia, Rússia e Estados Unidos já conseguiram feito semelhante.

Recentemente a China também lançou o segundo módulo de sua estação espacial e, em 2022, divulgou imagens de Marte.

Com informações da AFP e da Xinhua


Participe dos canais da Itatiaia:

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.