Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Aconteceu! Japão se torna o quinto país a pousar na Lua

O SLIM pousou na superfície da Lua às 12h20 no horário de Brasília; agência transmitiu pouso ao vivo

Aconteceu! 🚀🌓

A sonda SLIM (módulo de pouso inteligente para investigar a Lua, na sigla em inglês) fez uma alunissagem (termo para um pouso lunar) bem-sucedida às 12h20 no horário de Brasília, segundo a Jaxa, a Agência Espacial Japonesa.

A missão Smart Lander for Investigating Moon (SLIM) da Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (Jaxa) pousou na Lua nesta sexta-feira (19). Mas dessa vez o passeio aconteceu com um explorador de alta precisão, chamado de módulo SLIM (módulo de pouso inteligente para investigar a Lua, na sigla em inglês).

Missão histórica 🌓

Até hoje, só os EUA, a antiga União Soviética, China e a Índia pousaram na Lua. Apelidado de Monn Sniper (Atirador Lunar), a empresa analisa ainda, a conexão com o módulo lunar, para saber se o pouso foi de fato bem sucedido. O local previsto para ser estacionado, foi na cratera Shiolli.

Com altas expectativas, a missão vai determinar a capacidade do país de realizar um pouso de alta performance na superfície lunar.

Apelidado de Monn Sniper (Atirador Lunar), o módulo tinha como principal objetivo ter o pouso mais preciso de todos os outros já feito na Lua. Se tudo tiver dado certo, esse vai ser outro marco importante para o país. Pois pousar no solo lunar é uma tarefa muito díficil, ainda mais com tanta precisão como almeja o Japão.

Em um comunicado nas redes sociais e no site da agência, o pouso será um marco de uma era. ‘O sucesso dessa missão assinalaria a transição de uma era de “aterrissar onde pudermos” para uma era de “aterrissar onde quisermos” em futuras missões lunares, disse.

*matéria em atualização*

Leia também

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia da Itatiaia. Comunicativa e ligada as redes sociais, entretenimento e cidades.
Leia mais