Toda a superfície de Marte já está documentada. A tarefa foi concluída pela missão chinesa Tianwen-1 pouco mais de 1 ano depois de chegar à órbita do planeta. O Projeto de Exploração Lunar da China (China Lunar Exploration Project – Clep) divulgou algumas imagens em sua conta oficial na rede social chinesa Weibo.
O orbitador deu a volta no planeta 1.344 vezes e coletou, no total, 1.040 GB de dados. As informações são regularmente enviadas à Terra e analisadas pelos cientistas. O Clep destaca que as fotos obtidas têm resolução média e estarão disponíveis a cientistas de todo o mundo “no momento apropriado”.
Além de fotografar a órbita de Marte, a China mantém o rover Zhurong na superfície do planeta. O dispositivo já percorreu quase 2 quilômetros por lá e está em dormência desde 18 de maio para se proteger do frio e da poeira do inverno marciano. O trabalho dele deve ser retomado em dezembro, quando for primavera na região do planeta em que ele está.
A Tianwen-1 está voando há 706 dias. Os primeiros 202 deles foram dedicados ao voo espacial de 475 milhões de quilômetros até Marte, onde a missão chegou em 10 de fevereiro de 2021. Veja, a seguir, fotos divulgadas pelo Clep.