Enquanto as
Durante mais de 10 anos, o planetário localizado no Espaço de Conhecimento da UFMG era a única opção para quem queria ver estrelas, astros e planetas. Eecentemente, Belo Horizonte ganhou mais um espaço de observação: o
Experiências nos planetários
Ambos os planetários de BH trabalham com projeções em uma sala de domo, promovendo uma experiência imersiva em relação a estímulos visuais e auditivos.
Esse evento interno nos planetários, por si só, já proporciona uma vivência que convida os visitantes a enxergarem o tamanho e magnitude do universo. Mas carregar consigo a capacidade de olhar para o céu e ver esses corpos celestes por conta própria também tem seu valor.
E é nisso que consiste a observação noturna. Tanto o planetário da UFMG, quanto o da PUC, promovem uma agenda com um viés educativo. A ideia é que o público aprenda a identificar constelações e planetas sem necessariamente ter o auxílio de um equipamento como o telescópio – embora algumas das sessões também ofereçam esse recurso.
Conhecimento astronômico
Os planetários mostram projeções de planetas, estrelas, astros, constelações, e outros elementos que fazem parte do
Muitas vezes, as sessões são temáticas e pensadas para combinar diferentes elementos com astronomia – por exemplo, saberes indígenas, ou como o movimento de astros influenciavam a cultura maia. Além das projeções educativas e 3D, exibições de filmes sobre o universo também fazem parte da programação dos planetários.
Visitas noturnas aos planetários
Em ambos os planetários da cidade, o público pode aproveitar sessões noturnas aos sábados à noite. Esse é um artifício para permitir a visita de mais pessoas que, durante a semana, têm horários mais restritos.
Tanto para o planetário da PUC, quanto da UFMG, as sessões com o céu da noite normalmente são comentadas por profissionais de astronomia e física. Nelas, são compartilhadas instruções de como observar o céu noturno, reconhecer constelações e objetos de interesse – tanto os que são visíveis a olho nu, quanto observados via telescópio.
De acordo com a programação semanal disponibilizada, sessões temáticas também podem acontecer na observação do céu noturno.
Os visitantes podem escolher sessões em diferentes horários, normalmente a partir das 19h – que é quando o sol já se pôs. Vale a pena ficar de olho na programação de cada planetário, já que eventos gratuitos são, vez ou outra, oferecidos para o público.
Conheça os planetários de Belo Horizonte
PUC
- Lotação: para até 80 pessoas
- Domo: 10 metros de diâmetro
- Localização: Museu de Ciências Naturais (campus Coração Eucarístico): R. Dom José Gaspar, 500, bairro Coração Eucarístico
- Tem observação noturna? Sim, normalmente às quintas-feiras e sábados. Dependendo do ingresso adquirido, o público da exibição Céu da Noite pode também aproveitar a visita para passear pelo Museu de Ciências Naturais.
UFMG
- Lotação: para até 65 pessoas
- Domo: 9 metros de diâmetro
- Localização: Espaço do Conhecimento UFMG: Praça da Liberdade, 700, bairro Funcionários
- Tem observação noturna? Sim, normalmente aos sábados. As sessões noturnas do planetário acontecem aos sábados, a partir das 19h. A condição climática influencia a sessão; por isso, acompanhe os canais oficiais do Espaço do Conhecimento para confirmar que a observação tem condições para acontecer.