Um financiamento ou aluguel de veículo atrasado nos EUA pode levar o devedor a ficar sem a possibilidade de usar o
Leia também:
No Brasil, a tecnologia é utilizada por locadoras e serviços de assinatura de automóveis: o uso do carro é liberado durante o período contratado e impedido depois dele. Além de bloquear a condução do veículo, o sistema pode ser usado, por exemplo, na gestão de frotas.
Uma das empresas que adota a tecnologia é a
Paulo Henrique Andrade, CEO da Ituran Mob, que oferece a ferramenta, diz que há outras possibilidades para a tecnologia. "É possível, por exemplo, obter um relatório sobre como o motorista dirige, saber o consumo médio de combustível, com que frequência o carro é abastecido e quando é hora de fazer a revisão”, explica em entrevista ao Uol.
Como funciona?
Nos EUA, o aparelho com a tecnologia é conhecido como “caixa preta”. Ele tem, ainda, função de rastreamento e é considerado como uma garantia, já que permite localizar o automóvel para eventual busca e apreensão em caso de falta de pagamento.
Para funcionar, o aplicativo da solução se conecta, via bluetooth criptografado, à caixa preta. Ela, por sua vez, é ligada ao automóvel por indução eletromagnética. A partir daí, é possível, pela tela do smartphone, reservar um carro, destravar as portas, liberar a condução (sem a necessidade de chave), encerrar a viagem, travar as portas e fazer o pagamento.
Quando os carros