Ouvindo...

Experimento produz medicamentos no Espaço

Varda Space Industries enviou satélite ao Espaço em missão da SpaceX e conseguiu cristalizar Ritonavir em seu interior

Varda Space Industries é primeira empresa a produzir medicamentos no Espaço

Primeira empresa a produzir medicamentos em uma estação espacial não administrada pelo governo, a Varda Space Industries conseguiu cristalizar Ritonavir, usado no tratamento de aids, no satélite W-Series 1. “Esse é nosso primeiro passo na comercialização de microgravidade e na construção de um parque industrial na órbita baixa da Terra”, diz no Twitter.

Leia também:

Acoplado à plataforma Photon, da Rocket Lab, o satélite foi ao Espaço na missão Transporter-8, lançada no início de junho por um foguete Falcon 9, da SpaceX. O experimento de produção do Ritonavir teve 27 horas de duração e foi realizado no pequeno laboratório espacial após a autorização dos controladores da missão em solo.

Se o medicamento fosse produzido na Terra, a gravidade poderia afetar a formação da estrutura dos cristais. Na microgravidade, por outro lado, elas se formam mais rapidamente e com mais qualidade. Segundo a empresa, esse foi o primeiro teste para verificar se sua solução pode ser utilizada para produzir fármacos em configurações orbitais.

Dados obtidos do satélite confirmam o sucesso do experimento. “Um dos aspectos críticos da produção de medicamentos é a manutenção de temperatura adequada por períodos longos”, diz Delian Asparouhov, cofundador da empresa. “Tudo ocorreu exatamente de acordo com nossas expectativas, o que é muito bom.”

Retorno da cápsula

A empresa agora se prepara para a reentrada da cápsula com os medicamentos na Terra — o que deve ocorrer a partir de 17 de julho. “O objetivo primário da missão era demonstrar a reentrada da cápsula”, comenta Asparouhov. “Conseguir fazer o processamento do fármaco foi um avanço enorme.”

Para a reentrada da cápsula, a equipe de controle da missão na Rocket Lab vai enviar um comando para separar o satélite da Photon. A cápsula, então, vai descer no sudoeste de Salt Lake City, no Campo de Testes e Treinamento de Utah, nos EUA. Os produtos obtidos vão passar por novos testes e a Varda planeja experimentos similares ainda neste ano.