Ouvindo...

Baixa demanda por carros novos pode fazer GM paralisar fábrica

Contratos de parte dos trabalhadores da unidade de São José dos Campos (SP) serão suspensos

Montadora planeja suspensão de atividades de produção

A fábrica da General Motors (GM) em São José dos Campos (SP) pode suspender as atividades de funcionários por alguns meses. O principal motivo é a baixa demanda por veículos novos no país. Em maio, por exemplo, as vendas de modelos zero-quilômetro caíram porque muitos compradores preferiram aguardar os benefícios do governo.

Leia também:

A instalação do interior de São Paulo produz modelos como a picape S10 e o SUV Trailblazer e atualmente está paralisada — a parada, que vai até a próxima sexta-feira (23), afetou a produção de 3 mil veículos. O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos negocia medidas mais brandas com a montadora, como jornadas reduzidas sem afetar pagamentos.

Segundo a companhia, os contratos de funcionários do segundo turno serão suspensos. Não há, por enquanto, previsão de demissões. Em geral, esse tipo de estratégia é adotado para manter os postos de trabalho quando há queda na demanda.

O método permite que os trabalhadores fiquem em casa sem perder o emprego, mas é diferente das férias coletivas. Isso porque o trabalhador recebe menos que o salário integral e deve participar de cursos. A expectativa é que 1.200 dos 4 mil colaboradores da unidade fiquem até 10 meses afastados.