Ouvindo...

Asteroide de 300 metros passa próximo à Terra nesta quarta-feira (26)

Comparativamente, o corpo celeste é 10 vezes maior que o Cristo Redentor

Segundo cientistas, não há chance de colisão

“Possivelmente perigoso”: é assim que a Nasa classifica um asteroide que vai passar perto da Terra nesta quarta-feira (26). Chamado de 2006 HV5, ele tem mais de 300 metros de diâmetro e viaja a 61 mil km/h de velocidade.

Leia também:

Asteroides são fragmentos de planetas que não concluíram seu processo de formação ou foram ejetados de corpos maiores após grandes colisões. Por serem objetos astronômicos menores, podem ter sua trajetória alterada pelo campo gravitacional de objetos maiores, como planetas e estrelas.

Comparativamente, o corpo celeste tem o tamanho da Torre Eiffel, de Paris, e 10 vezes o tamanho do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. Susanna Kohler, da Sociedade Astronômica Americana, diz que um objeto desse tamanho ou maior só passa pela Terra, em média, uma vez ao ano. Por isso, é classificado como raridade do tipo 2.

Como vai passar a 2,4 milhões de quilômetros da Terra, só poderá ser visto com telescópios potentes. Em termos astronômicos, essa distância é considerada como próxima. Mesmo assim, Susanna diz que o risco de colisão é quase nulo: ele é observado há mais de 17 anos e os astrônomos calculam suas localizações futuras com precisão.

A passagem do 2006 HV5 pela Terra é uma oportunidade para os cientistas: eles podem estudá-lo para aprimorar técnicas de monitoramento e prevenção de impactos. A Nasa e outras agências constantemente mapeiam a presença de objetos próximos à Terra.

O 2006 HV5 é um dos 2,3 mil asteroides próximos da Terra no grupo dos “possivelmente perigosos”: aqueles com mais de 140 metros de diâmetro e a menos de 7,4 milhões de quilômetros de distância. Essa designação indica que, ao longo de muitos séculos e milênios, a órbita do corpo celeste pode evoluir para uma que tenha chance de atingir a Terra.

Segundo a Nasa, nenhum deles representa ameaça, mas se houver mudança de percurso podem atingir o planeta. Nos arredores da Terra, a menos de 48 milhões de quilômetros da órbita, há mais de 31 mil objetos identificados. Em outubro de 2022, o asteroide 2022 RM4 próximo à Terra. Ele foi comparado, em tamanho, ao Burj Kalifa, de Dubai, que tem 828 metros de altura.