Ouvindo...

Google doa 120 mil vagas em cursos de tecnologia

Os participantes serão selecionados pelo Ciee e pelo Bettha.com para estudar Suporte de TI, Análise de Dados, Gestão de Projetos ou UX Design

Interessados podem se inscrever nas instituições parceiras

Uma parceria do Google com o Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee) e o Bettha.com, com apoio do Instituto Ser Mais, vai oferecer 120 mil bolsas de estudos para os Certificados Profissionais do Google. Essas capacitações em tecnologia são oferecidas pela empresa na plataforma Coursera.

Leia também:

Ciee e Bettha.com serão responsáveis por selecionar os participantes — com prioridade para a população socialmente mais vulnerável e de grupos minorizados, como negras e negros, mulheres, comunidades indígenas e LGBTIQAP. As bolsas estarão disponíveis para alunos no ensino médio, na faculdade e para quem já concluiu esses ciclos e procura oportunidade de trabalho.

Enquanto o Ciee vai se dedicar à distribuição entre jovens de 16 a 24 anos, ainda estudantes, já o Bettha.com vai buscar interessados com mais de 25 anos em busca de emprego. As inscrições podem ser feitas diretamente nas páginas dedicadas do Ciee e do Bettha.

Maia Mau, diretora de Marketing do Google Brasil, aponta que os Certificados Profissionais do Google são cursos 100% online, que capacitam em habilidades e profissões com alta demanda. “Sabemos da demanda do mercado por profissionais qualificados nessa área e por isso entendemos a importância de investir na capacitação de jovens ou pessoas que queiram mudar de ramo para que se tornem profissionais de excelência”, diz.

A doação integra o compromisso da empresa de conceder 500 mil bolsas de estudo até 2026. As certificações fazem parte do programa Cresça com o Google. Seu objetivo é fornecer habilidades digitais práticas e técnicas para ajudar interessados a se desenvolverem, inclusive socioeconomicamente.

Segundo Pedro Somma, CEO do Bettha.com, diz que a instituição busca apoiar jovens talentos a se qualificarem e encontrarem um trabalho para que atinjam todo o seu potencial. “Esse projeto é exatamente sobre isso e não tenho dúvida de que o Bettha aproveitará a oportunidade para mostrar todo o seu valor a todos que compartilham desse objetivo.”

Para Renata Honda, supervisora do Ciee One, participar de uma iniciativa com essa faz que o jovem se desenvolva em outras esferas da vida. “Ao perceberem as oportunidades de crescimento, os estudantes desenvolvem senso de responsabilidade, comprometimento e postura profissional — qualidades são essenciais para o sucesso em suas futuras carreiras.”

Opções disponíveis

As opções estão disponíveis, com legendas em português, desde o início do ano passado. Além de serem voltadas para quem busca o primeiro emprego, avançar na carreira e/ou um novo trabalho, elas não exigem conhecimento específico anterior. É possível escolher entre Suporte de TI, Análise de Dados, Gestão de Projetos e UX Design.

A carga horária varia de 140 e 200 horas, a depender da formação. Com cronograma flexível, as formações são 100% online e todo o conteúdo fica gravado e disponível sob demanda.