Desde a chegada de Elon Musk ao Twitter, as polêmicas se acumulam. A mais recente é a remoção dos selos azuis de autenticidade de
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Com isso, famosos de todo o mundo perderam a marca. Isso inclui, entre outros, o Papa Fracisco, a escritora JK Rowling, o jogador Cristiano Ronaldo e os cantores Jay-Z, Adele, Lady Gaga, Katy Perry e Justin Bieber. No Brasil, Iza, Felipe Neto, Leo Santana e Joelma são alguns que não têm mais o selo.
Mesmo assim, algumas celebridades que não pagaram pela assinatura mantiveram o ícone. É o caso, por exemplo, do autor Stephen King. E ele faz questão de dizer que não aderiu ao Twitter Blue.
Com mais essa controvérsia, Musk informou que ele mesmo está pagando para que essas personalidades tenham o selo que indica a legitimidade da conta na
Musk não diz por que está pagando pelo Twitter Blue deles, mas talvez essa seja sua forma de provocá-los: os três deixaram claro que não contratariam o serviço. Também não se sabe se o empresário vai pagar a assinatura de outras celebridades.
Mais de 1 milhão de seguidores
Algumas contas com mais de um milhão de seguidores na plataforma recuperaram o selo azul gratuitamente. É o caso, por exemplo, da cantora Beyoncé, do capitão do time inglês de futebol Harry Kane, do apresentador britânico Richard Osman e da ex-Spice Girl Victoria Beckham.
Mesmo assim, ter mais de 1 milhão de seguidores não garante o retorno do selo: o ator Ryan Reynolds, com mais de 21 milhões de seguidores, continua sem ele. Se os selos azuis foram removidos manualmente, como informado, é possível que a reinserção também o seja e, assim, demore um pouco ainda para que todos tenham a marca de volta.
Quando foi criado, o selo era uma maneira de garantir a legitimidade de contas e, assim, ajudar a identificar perfis falsos. Agora, o símbolo demonstra que a conta paga a assinatura do Twitter Blue, o que, para muitos, tem sido motivo de vergonha — essa pode ser uma das razões para Musk provocar usuários que alegaram que não pagariam pelo serviço.
A plataforma ainda não revelou quantos usuários assinaram o Twitter Blue até agora, mas uma estimativa da Sensor Tower ao TechCrunch indica que o serviço tinha cerca de 386 mil assinantes em março de 2023 (isso não inclui assinaturas feitas pelo site). Mesmo assim, em comparação com os 300 milhões de usuários da rede social, é uma fração pequena.
Tuítes de assinantes têm maior visibilidade e os usuários pode fazer posts mais longos, além de verem menos anúncios. Segundo Musk, a decisão foi necessária porque o Twitter perdia US$ 4 milhões ao dia quando ele assumiu a empresa.