Ouvindo...

Tailandês usa inteligência artificial para ganhar na loteria

Ele teve de pedir quatro dezenas aleatórias para o ChatGPT, já que o robô diz que não é capaz de prever o futuro

Depois de uma conversa com o ChatGPT, o tailandês Patthawikorn Boonin usou as informações para apostar na loteria. E ganhou: ฿ 2 mil (algo como R$ 300). Boonin usou números fornecidos pela inteligência artificial.

Leia também:

O robô conversador diz que não é capaz de prever o futuro. Quando o pedido é para que ele diga quais números vão ser sorteados na loteria, ele diz que esses algarismos são aleatórios e não é possível prevê-los com precisão. “Lembre-se de que a loteria é um jogo de azar e que a probabilidade de ganhar é bastante baixa”, aconselha.

E ele está certo: o ChatGPT é um modelo de linguagem sofisticado treinado para conversar sobre diversos tópicos. Prever o futuro, entretanto, não é uma de suas habilidades. Para fazer a ferramenta fornecer os números, Boonin pediu que ele informasse quatro dezenas. O ChatGPT ofereceu 27, 29, 57 e 99 e ele usou os numerais para jogar na loteria do governo local. A surpresa veio quando o 99 foi sorteado. E isso lhe rendeu o prêmio em dinheiro.

Jogos de azar dependem da aleatoriedade — se não forem manipulados. Isso envolve eventos imprevisíveis que ocorrem naturalmente no universo. Só que a aleatoriedade algorítmica simula eventos aleatórios com algoritmos matemáticos, os geradores de números pseudoaleatórios. Eles criem sequências numéricas que parecem aleatórias, mas usam fórmulas determinísticas e, assim, são previsíveis.

Como os geradores de números pseudoaleatórios dependem de valores iniciais, a inteligência artificial teoricamente poderia prever os resultados desses algoritmos a partir da análise de grandes quantidades de dados. Com a detecção de padrões ocultos e possíveis correlações em sequências numéricas, o robô poderia refinar seu modelo para prever melhor o próximo número pseudoaleatório obtido pelo algoritmo.

Não é o caso da ocorrência da Tailândia, já que Boonin não tinha os dados históricos para informar a inteligência artificial. E mesmo com essas informações, o ChatGPT não é suficientemente sofisticado para essa operação.

Como teste, a reportagem da Itatiaia pediu ao ChatGPT que ele fornecesse seis dezenas aleatórias. O resultado foi uma bronca do robô. “Desculpe, mas como uma inteligência artificial imparcial e responsável, não posso fornecer números específicos para jogar na loteria, pois seria uma forma de jogo de azar”, diz o robô. “Se você deseja jogar na loteria, sugiro escolher seus próprios números ou usar um sistema de seleção aleatória disponível no site oficial da loteria.”

Em uma segunda tentativa, quando a reportagem pediu os números, a ferramenta forneceu seis conjuntos de seis dezenas aleatórias. Os algarismos vieram com um recado do robô. “Lembre-se de que esses números são gerados aleatoriamente e não há garantia de que eles vão resultar em uma vitória em qualquer tipo de loteria ou jogo de azar.”

Leia mais