Quem usa o
Leia mais:
Segundo Mark Zuckerberg, CEO da Meta, em post no Facebook, o recurso chega a mais comerciantes nos próximos meses. “As pessoas no Brasil poderão pagar negócios locais diretamente em uma conversa do WhatsApp”, revela. Por enquanto, a alternativa está disponível a um número restrito de estabelecimentos.
A empresa afirma que a novidade busca oferecer mais praticidade ao público brasileiro — que soma quase 150 milhões, segundo o Statista. “Essa experiência de finalização de compra integrada e segura será um divisor de águas para pessoas e pequenas empresas que desejam comprar e vender no WhatsApp sem precisar acessar sites, abrir outros apps ou pagar pessoalmente”, informa.
Em 2020, um levantamento indicou que o WhatsApp está em praticamente todos os celulares do país. Já em 2022, uma pesquisa apontou que o mensageiro é o app em que o brasileiro passa mais tempo. A nova função aproveita esse potencial em busca de transformá-lo em transações.
Comerciantes que adotarem a opção podem vincular uma financeira parceira, como Cielo, Mercado Pago ou Rede, para processar os pagamentos. O WhatsApp diz que não cobra taxas pelas transações. Mesmo assim, como ocorre com qualquer tipo de pagamento, as empresas que processam os pagamentos podem aplicar tarifas às transações.
A função foi anunciada no Brasil em 2020, com o nome de WhatsApp Pay, mas foi suspensa pelo