Ouvindo...

WhatsApp já permite pagar compras diretamente no app no Brasil

Função foi anunciada por Mark Zuckerberg, CEO da Meta, em post no Facebook

Compras no WhatsApp vão poder ser pagas diretamente no app

Quem usa o WhatsApp para fazer compras, agora vai poder pagar diretamente no app. A novidade completa a experiência comercial no serviço, que já oferece o uso de catálogo em contas comerciais.

Leia mais:

Segundo Mark Zuckerberg, CEO da Meta, em post no Facebook, o recurso chega a mais comerciantes nos próximos meses. “As pessoas no Brasil poderão pagar negócios locais diretamente em uma conversa do WhatsApp”, revela. Por enquanto, a alternativa está disponível a um número restrito de estabelecimentos.

A empresa afirma que a novidade busca oferecer mais praticidade ao público brasileiro — que soma quase 150 milhões, segundo o Statista. “Essa experiência de finalização de compra integrada e segura será um divisor de águas para pessoas e pequenas empresas que desejam comprar e vender no WhatsApp sem precisar acessar sites, abrir outros apps ou pagar pessoalmente”, informa.

Em 2020, um levantamento indicou que o WhatsApp está em praticamente todos os celulares do país. Já em 2022, uma pesquisa apontou que o mensageiro é o app em que o brasileiro passa mais tempo. A nova função aproveita esse potencial em busca de transformá-lo em transações.

Comerciantes que adotarem a opção podem vincular uma financeira parceira, como Cielo, Mercado Pago ou Rede, para processar os pagamentos. O WhatsApp diz que não cobra taxas pelas transações. Mesmo assim, como ocorre com qualquer tipo de pagamento, as empresas que processam os pagamentos podem aplicar tarifas às transações.

A função foi anunciada no Brasil em 2020, com o nome de WhatsApp Pay, mas foi suspensa pelo Banco Central do Brasil (Bacen) e pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). O serviço foi liberado pelo Bacen em março de 2021 e foi relançado oficialmente em maio daquele ano. Dois anos depois, em março de 2023, o Bacen o liberou para pagamentos com cartões de crédito e débito.