Ouvindo...

Meta planeja rede social de textos concorrente do Twitter

Informação foi confirmada pela empresa e fontes informam que o serviço será vinculada ao Instagram

Novo serviço seria descentralizado

Se você está cansado do Twitter, uma alternativa pode estar a caminho: Meta (responsável por Facebook, Instagram e WhatsApp) planeja lançar uma rede social semelhante à plataforma para compartilhamento de publicações em texto. “Estamos explorando uma rede social autônoma e descentralizada para compartilhar atualizações de texto”, diz comunicado da empresa.

Leia mais:

O site Moneycontrol diz que a novidade apoiaria o ActivityPub, o protocolo de rede social descentralizado por trás do Mastodon e de outros aplicativos. “Acreditamos que há uma oportunidade para um espaço separado onde criadores e figuras públicas podem compartilhar atualizações oportunas sobre seus interesses”, diz a Meta.

Diferentemente de serviços controlados por empresas, como o Twitter e o Facebook, plataformas descentralizadas são instaladas em milhares de servidores de computador. Em geral, são gerenciadas por administradores voluntários que juntam seus sistemas em uma federação.

A nova plataforma da Meta seria vinculada ao Instagram e, segundo o Moneycontrol, permitiria que usuários se registrem ou façam login com as credenciais que usam nele.